esportes@cascavelnews.com.br

Disputada no último dia 7 no Kartódromo Aldeia da Serra, localizado em Barueri (SP), a quinta etapa da Copa São Paulo Light de Kart, bateu seu recorde de participações na temporada, além de mostrar com a presença de 140 pilotos porque é um dos campeonatos mais conceituados pelos kartistas do país.
Em seu ano de estréia na categoria Sprinter B – que reúne pilotos das classes Novatos e Graduados B – o Carioca Voador, como já é chamado o kartista Luir Miranda (Jaime Motorsport/Lofty/C & C), já guardou em seu pote de conquistas a primeira láurea na condução de micromonopostos equipados com motor de dois tempos de ciclo, o titulo de campeão do primeiro Turno do certame regional paulista. Mais que um novo troféu em sua já extensa coleção, a conquista serviu para garantir a pole position na primeira das duas baterias que integraram a quinta etapa do certame, disputada em regime de rodada dupla, já que por força do regulamento desportivo do campeonato a ordem de largada dessa prova seria, obrigatoriamente, a mesma da classificação da tabela de pontuação.
Durante os treinos livres realizados no decorrer da semana, Luir esteve sempre entre os mais rápidos no veloz circuito paulista, mesmo carregando em seu kart o chamado “Troféu Bigorna” – lastro adicional de cinco quilogramas que “premia” o vencedor da etapa anterior -, mas para as provas do sábado a sorte seria um “ingrediente” fundamental, já que todos os motores utilizados nas corridas do certame são fornecidos pela organização através de sistema de sorteio e nem sempre possuem rendimento equivalente.
Na primeira das duas baterias do dia, o lastro extra que o jovem pupilo do preparador Jaime Campos estava levando em seu bólido, bem como o rendimento muito inferior do propulsor que lhe foi destinado no sorteio – que não passava de 16200 RPM, quando normalmente giram em torno de 17000 RPM -, não permitiram ao Carioca Voador sua habitual boa performance. Assim que autorizada à largada, o piloto caiu para a terceira colocação, que não pode ser sustentada por muito tempo fazendo-o cair, após um enrosco para a ultima colocação. Com a faca nos dentes, Miranda partiu para uma prova de recuperação e, mesmo com a falta de rendimento do propulsor e o lastro adicional, conseguia boa recuperação, ultrapassando um a um seus adversários. Mas a fortuna não estava ao lado do Campeão Paulista Granja Viana da Pro 500 em 2007, posto que na penúltima volta da prova Luir Miranda não se livrou de mais uma batida, que o relegou à 12ª colocação em que cruzou a linha final.
Com o resultado desfavorável a equipe Jaime Motorsport tratou de dar “mãos à obra” e, após fazer a substituição da unidade propulsora defeituosa, efetivou novos ajustes no micromonoposto para a segunda bateria.
Contando com um equipamento competitivo, assim que autorizada a partida para a segunda bateria, Luir Miranda tratou de imprimir forte ritmo e ao contornar a primeira curva do circuito já ocupava a sétima colocação, disputando com Luana Pedrosa – única presença feminina na categoria – o sexto posto. Algumas voltas depois, Luir conseguiu superar Pedrosa, mas os lideres já haviam aberto larga vantagem e não haveria mais tempo hábil para lutar pela vitória. Mesmo assim Luir manteve o pé embaixo o tempo todo e, após estabelecer a melhor volta da corrida, o suor extra no macacão foi recompensado com a quarta colocação final, posto que lhe permitiu garantir a vice-liderança da Sprinter B no campeonato, apenas um ponto atrás de Felipe Bechtold, o novo líder na tabua de pontuação.
“A maior dificuldade que encontrei na primeira bateria foi o fato de ter recebido no sorteio um motor que não passava de 16200 giros, quando o normal é chegar a 17000. Isso causou um grande prejuízo no meu desempenho, que já estava comprometido pelo peso extra que estava levando em meu kart e precisei suar muito para chegar ao final da prova e conquistar alguns pontinhos para o campeonato. Na segunda bateria os acertos impecáveis do Jaime puderam me deixar em condições de ‘mostrar serviço’ e, também, que não me deixarei ser facilmente vencido na luta pelo titulo da temporada”, esclareceu Luir Miranda ao final da prova.
A partir dessa semana Luir Miranda (Jaime Motorsport/ Lofty/C & C) inicia com a equipe Jaime Motorsport o trabalho de preparação para sua participação na 43ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado entre os dias 8 e 12/07 no Kartódromo Julio Ventura, em Eusébio, na região metropolitana de Fortaleza (CE). Certamente o Carioca Voador estará entre os candidatos ao pódio da categoria Novatos.