Mesmo sem vencer, Lukas Moraes (Loc.Com/Metropolis Turismo/H.R.M. Construções/Luzes & Cores/Mobel/ Mega Kart/Tchê/ E.M. Competições) ampliou a vantagem sobre o vice-líder da categoria Junior GB30 no Play-Off da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, que realizou no ultimo sábado.
Campeão da fase classificatória de sua classe no maior certame regional de kart do Brasil, Moraes desde a tomada de tempos classificatórios buscou manter a dianteira para ampliar a vantagem sobre seus concorrentes, afinal, com um traçado inédito e extremamente seletivo escolhido pelos organizadores do certame para a rodada, a posição de partida na prova poderia ser decisiva, já que haviam pouquíssimos pontos de ultrapassagem. Com a marca de 45s349, Lukas Moraes garantiu a posição de honra do partidor, tendo a companhia do veloz kartista Felipe Ferraretto na primeira fila do grid.
Com uma largada perfeita, Lukas manteve a dianteira na corrida, mas antes do contorno da primeira curva, seu companheiro de equipe Caíque Sousa conseguiu superar Moraes, que passou a ser atacado por Bruno Leon de Melo. Na curva seguinte foi a vez de Melo conseguir superar o veloz pupilo de Edílson Kilha Marçon, chefe da equipe E.M. Competições, que caiu para a terceira posição. Na terceira volta da prova Sousa e Leon de Melo enroscaram-se na luta pela primeira posição, com Melo assumindo a dianteira, Sousa perdendo varias posições e Lukas Moraes retomando a segunda colocação.
A partir de então a briga pela liderança ficou polarizada entre Moraes e Leon de Melo, que passaram a distanciar-se do restante do pelotão. Moraes desfiava todo seu já vasto repertorio de manobras para superar Leon de Melo, que respondia a altura e não dava a menor oportunidade para Lukas enfiar o bico de seu kart. Completadas as dezessete voltas de prova, a formação de liderança cruzou a linha de chegada sem qualquer alteração.
Com os pontos amealhados nessa primeira rodada do play-off que decidirá o campeão da temporada 2008 entre os dez classificados, Bruno Leon de Melo assumiu a segunda posição na tabela de pontos e Lukas Moraes (Loc.Com/Metropolis Turismo/H.R.M. Construções/Luzes & Cores/Mobel/Mega Kart/Tchê/ E.M. Competições) ampliou em um ponto a vantagem para o novo vice-líder do certame.
O Lukas repetiu na prova da Junior, ao menos quanto ao campeonato, o feito de hoje de Lewis Hamilton na corrida da F1 em Cingapura. Abriu apenas um pontinho na vantagem que já possuía na tabela de classificação, mas esse pontinho pode ser decisivo para o resultado final do play-off, vaticinou Kilha após a vistoria técnica obrigatória ao final da prova.
HORA DE RECUPERAÇÃO – Amanhã a missão de Lukas Moraes (Loc.Com/Metropolis Turismo/H.R.M. Construções/Luzes & Cores/Mobel/Mega Kart/Tchê/ E.M. Competições) é um pouco mais complicada. Segundo colocado no primeiro turno da categoria Junior Menor na Copa São Paulo Light de Kart e líder do terceiro turno do certame regional paulista, composto pela repontuação do turno inicial e os resultados da primeira rodada dupla do campeonato, Moraes abriu o segundo turno do certame (composto pelas 6ª, 7ª, 8ª e 9ª etapas) focado em manter a vantagem sobre os demais concorrentes da categoria.
Todavia Lukas Moraes não conseguiu completar as duas provas inicias do segundo turno, permanecendo zerado na pontuação, que deverá ser aditada aos pontos do terceiro turno para a cristalização do campeão de 2008. Restando apenas duas rodadas para o cumprimento da segunda fase, Lukas tem de obter bons resultados nessas corridas para permanecer na luta pelo titulo.
A situação do Lukas está difícil no Light, mas em automobilismo nada é impossível e estamos motivados em conseguir uma boa recuperação na tabela do segundo turno. Vamos treinar forte a semana inteira para achar alguns preciosos milésimos de segundo em cada volta e tentar surpreender os demais concorrentes na classificação e corrida de sábado, detalhou Edílson Kilha Marçon.
Confira o resultado da Júnior na oitava etapa da Copa São Paulo de Kart
1º) Bruno Leon de Melo, com 17 voltas em 13m04s441
2º) Lukas Moraes, a 1s409
3º) Gaetano Di Mauro, a 6s412
4º) Raphael Raucci, a 6s635
5º) Felipe Silva, a 11s704
6º) Rafael Borlone, a 11s774
7º) Matheus Sucena, a 15s920
8º) Caíque Sousa, a 16s362
9º) Guilherme, a 21s807
10º) Henrique Tielas, a 22s244
11º) Giovanni Schiavinatto, a 31s401
12º) Willian Bocatter, a 34s033
13º) Felipe Ferraretto, com 16 voltas
14º) João Victor, com 9 voltas
Veja como está o play-off da Júnior
1º) Lukas Moraes, com 245 pontos
2º) Bruno Leon, 239
3º) Gaetano Di Mauro, 236
4º) Rafael Raucci, 224
5º) Caíque Sousa, 220
6º) Rafael Borlone, 219
7º) Felipe Ferraretto, 218
8º) Matheus Sucena, 217
9º) Henrique Tielas, 213
10º) Giovanni Schiavinato, com 211 pontos