esportes@cascavelnews.com.br

A nona edição da Copa Brasil de Kart encerrou sábado uma semana de muita velocidade no Kartódromo Emerson Fittipaldi, na cidade de Ipatinga, município localizado no Vale do Aço de Minas Gerais.
O evento oficial da CBA- Confederação Brasileira de Automobilismo é o segundo em importância no cenário nacional da modalidade, reunindo a “nata” dos kartistas brasileiros, que disputam o titulo máximo de cada categorias pela soma dos pontos conquistados em apenas duas provas – sem qualquer descarte -.
Nas baterias disputadas na sexta-feira o piloto Kart Mini Felipe Guimarães comandou o show, fazendo com que o grande publico que acompanhou de perto as corridas – cerca de duas mil pessoas -, bem como aos que acompanharam as provas “ao vivo” pela transmissão do canal de internet DMTV, prendessem a respiração na alucinante escalada da ultima posição do grid de largada, para a espetacular vitória da categoria Graduados A. Guimarães, que havia conquistado a pole position no treino classificatório da tarde de quinta-feira sofreu, ao final da pratica, polemica punição dos Comissários Desportivos por ter “prejudicado” o desenvolvimento do treinamento de outros concorrentes, mas sua extrema habilidade na condução dos micromonopostos, aliada à qualidade do equipamento Kart Mini fizeram a diferença na corrida.
No sábado, partindo da posição de honra garantida pela vitória na bateria preambular, o brasiliense repetiu a dose, vencendo a segunda bateria e garantindo o titulo de campeão da categoria top do certame.
Na categoria Biland KGP (Graduados), também top entre as four stroke no karting mundial, a pole position e vitória na primeira bateria ficou com o Kart Mini do Campeão Mundial da categoria em 2005, o paulista João Gonçalves. Na prova de sábado Gonçalves, após desastrada manobra de outro concorrente que o seguia, foi alijado da prova que novamente liderava. Mas a vitória ficou nas mãos de outro piloto Kart Mini, o kartista Alain Sisdeli que com o resultado garantiu seu primeiro titulo nacional. Gonçalves, mesmo bastante atrasado, conseguiu retornar à prova, para garantir a “dobradinha” Kart Mini no alto do pódio da categoria.
Na categoria Novatos, o carioca Dalmo Ferreira Junior foi o mais eficiente na 2ª bateria, levando seu Kart Mini à vitória na prova e no campeonato. O paulista João Jardim também fez bonito e com a 2ª colocação conquistada, levando para casa o titulo de vice-campeão em mais uma “dobradinha” Kart Mini.
Na Senior B, o baiano Kart Mini Waldir Oliveira faturou a primeira bateria, mas teve problemas na bateria final, conquistando, todavia, o vice-campeonato. A 3ª posição ficou com o mineiro Dionísio Vaz, lógico, a bordo de um “pretinho básico” da Kart Mini.

Confira o resultado final da categoria Graduados A
1º) Felipe Lopes Guimarães (DF), com 22 pontos
2º) Guilherme Conto (PR), 18
3º) Fabiano Machado (SP), 16
4º) João Paulo Gelain (PY), 13
5º) João Cunha (SP), 10
6º) Rodrigo Kubczewski (SP), 9
7º) Dennis Dirani (SP), 6
8º) Vitor Teiji (PR), com 5 pontos

Veja o resultado da categoria Novatos:
1º) Dalmo Ferreira Jr (RJ), com 17 pontos
2º) Fernando Magalhães (RJ), 15
3º) João Jardim (SP), 14
4º) Vinícius Escarlate (SP), 11
5º) César Giovanini (SP), 11
6º) Paulo Grassi (SP), 9
7º) Marcelo Dantas (DF), 8
8º) Lucas Foresti (DF), 6
9º) João Pedro Martinez (RJ), 6
9º) Rafael Becker (SC), 5
10º) Vinícius Perdigão (TO), 5
11º) Gustavo Bertechini (MG), 2
12º) Victor Caliman (SP), 2
13º) Frederic Cunha (DF), com 1 pontos

O resultado da categoria Biland KGP ficou assim:
1º) Alain Sisdeli (SP), com 18 pontos
2º) João Gonçalves (SP), 18
3º) Fabiano Machado (SP), 17
4º) Lucas Foresti (DF), 15
5º) João Cunha (SP), com 8 pontos