Faltando exatos 29 dias, o judoca da Associação Ricardo Santos/Prefeitura de Toledo, Marcos da Silva, estará diante do seu primeiro grande teste desde que começou a praticar judô.
Em Anápolis (GO), a jovem revelação de Toledo, Oeste do Paraná, disputa pela primeira vez um Campeonato Brasileiro oficial da Confederação Brasileira de Judô (CBJ). Esta foi à terceira vaga conquistada pela cidade. Anteriormente Hayden dos Santos (sub-23) e Ana Venzel (juvenil) já haviam se garantido.
E no que depender do técnico Ricardo Santos, a participação de Silva no Brasileiro não deverá passar em branco e por razões óbvias como explica.
Ele mostrou qualidade em todas as lutas que fez em Quatro Pontes para garantir vaga no Nacional e já no início do ano se destacou com a conquista do vice-campeonato no Sul-brasileiro. Tem credenciais e poderá dar trabalho aos oponentes, prevê Santos.
Neste período de preparação, Silva fará treinamentos diários para aperfeiçoar a parte técnica e física. Em Goiás, para se dar bem, terá que passar por adversários de São Paulo e Rio Janeiro, berços do judô nacional e de outros estados que começam a destacar em competições de alto nível.
Para chegar ao Brasileiro Marcos da Silva teve de conquistar em Quatro Pontes, o título do Campeonato Estadual Sub-15 no peso médio (-53 kg). Também conquistaram medalhas no Estadual Guilherme Malacarne (ouro), Arthur de Matos (prata), Ana Laura Espindola (prata) e Luana Gabriela Almeida todos na categoria infanto-juvenil.