O fim de semana não foi o esperado para o jovem e talentoso piloto da categoria Junior Menor Manuel Júnior (Centro Elétrico/Governo do Maranhão/Colégio Literato) na disputa do SKB 17 e Paulista de Kart no último fim de semana no Kartódromo Ayrton Senna, em Interlagos, São Paulo.
Na etapa foram prestadas homenagens ao grande ídolo nacional Ayrton Senna tricampeão mundial, falecido há 21 anos. Todos os troféus desta etapa levaram o nome do ídolo e houve premiação especial para os pilotos da Cadete, com uma miniatura do icônico capacete de Senna no marco da parceria do evento com o Instituto Ayrton Senna, e a Lucio Pascoal Gascon, conhecido como Tchê, um dos maiores preparadores de motor da história do kartismo nacional, que trabalhou com Ayrton Senna no ano da conquista seu primeiro Campeonato Paulista de Kart, em 1974.
A expectativa da equipe comandada por Manuel Carlos, pai do piloto e de seu preparador Zé do Bode da conceituada equipe Spirit Racing, era de que proporcionassem a Manuel Jr. reais condições de brigar pelas primeiras posições e que conquistasse um lugar ao pódio.
Só que o plano traçado nos treinos foi satisfatório e para a tomada de tempos novos ajustes e acertos foram feitos e o resultado foi apenas a 13ª melhor volta.
Como o resultado não foi o que condiz com as qualidades de Manuel Júnior mais trabalho e mudanças realizadas para a corrida e novas expectativas em relação a primeira disputa de sábado.
Pilotos alinhados e a largada autorizada Manuel Júnior largou muito bem como sempre faz, e logo assumiu a oitava posição e com as disputas sendo realizadas perdeu duas posições e figurou na décima, só que veio a reação e o piloto maranhense se recuperou bem chegando a assumir sétima posição na prova e com cautela finalizou a primeira disputa.
Para a segunda disputa do sábado, Manuel Júnior largando no meio do pelotão fez boa largada e apareceu fez duas ultrapassagens e manteve o ritmo visando ir para frente são que seu equipamento não correspondia a sua vontade e permanece na disputa intermediaria até finalizar a disputa do dia na décima posição.
Para as disputas de domingo o trabalho na equipe foi intenso em busca de melhorar o rendimento do kart e tudo o que poderia ser feito foi realizado pela equipe. Veio então às tomadas de tempos para definição da formação dos grids de largadas de domingo e Manuel Júnior com animo renovado esperava conseguir uma classificação melhor na tomada de tempos, só que veio a decepção e conseguindo apenas a 13ª posição.
Para a disputa pouco se podia fazer para melhorar o rendimento do kart, a potencia da motorização não condizia com a expectativa da equipe o que deixava todos frustrados, mesmo assim Manuel Júnior procurava tirar o Maximo de proveito e arriscando suas voltas como se fosse a busca da volta perfeita. Na largada, Manuel mais uma vez foi bem figurando logo na oitava posição quando no miolo foi tocado e posto para fora por um concorrente, retornando à pista bastante distante do pelotão a sua frente perdeu a lateral do kart com o toque recebido e sem a proteção abandonou a prova.
Para a disputa final Manuel Júnior mesmo com os resultados adversos nas provas anteriores mostrou-se um desportista aguerrido, foi para a disputa como se estivesse disputando o título e na largada com o rendimento não condizente com sua categoria permaneceu na pista até a bandeirada final quando finalizou a disputa na 12ª posição.
O mais importante para a carreira de Manuel Jr foi o aprendizado, em nova categoria a Junior Menor tem totais condições de brigar por vitórias, desde que seu equipamento esteja em igualdade de condições, e não leve pancadas dos adversários nas disputas. Agora e seguir em frente e focar nas próximas disputas, declarou Manuel Carlos pai do piloto.