A 50ª edição do Campeonato Brasileiro de Kart, que está sendo realizada no Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita, no Rio grande do Sul, foi de tirar o fôlego entre os jovens e talentosos pilotos da categoria Júnior Menor devido as constantes mudanças climáticas e condições de pistas.
Para o piloto maranhense Manuel Júnior (Governo do Maranhão-Centro Elétrico e Colégio Literato), a experiência foi bastante positiva, sempre entre os mais rápidos a evolução no esporte foi ampla, deixando todos os membros de sua equipe Spirit Racing que tem como comandante Zé do Bode, bastante satisfeitos.
Com os treinos preparatórios realizados os pilotos foram para o treino classificatório que determinou a formação do grid de largada e Manuel Júnior conseguiu entre os 25 participantes o 12º melhor tempo.
Para a primeira bateria classificatória Manuel Júnor estava bastante confiante em realizar uma boa apresentação e subir na classificação. Com a largada autorizada Manuel Júnor faz excelente largada e passa na primeira volta já na quinta posição estando próximo dos lideres que buscavam a liderança e em uma dessas tentativas, Manuel, na tentativa de se livrar de dois adversários a sua frente pegou uma possa de água, seu kart aquaplanou na pista e indo parar fora da pista, justamente em um grande momento do piloto. Retornando a pista Manuel Júnior volta no fim do pelotão e sem chances de lutar pela vitória encerra a prova na décima oitava posição.
Na segunda bateria, agora com o dia ensolarado, o piloto maranhense largando do meio do pelotão manteve a cautela e a tranquilidade, ganhou uma posição na largada e aos poucos foi superando seus adversários chegou a sexta posição com belas ultrapassagens e disputas de alto nível. Como os pilotos nesta categoria se revezam a cada volta o fim da corrida chegou e Manuel Júnior finalizando na sétima colocação, recebendo elogios de todos pela sua excelente prova.
Para a terceira bateria classificatória, a Pré-final, Manuel Júnior largou muito bem, mais uma vez e logo nas primeiras voltas apareceu na sexta posição e buscando com muita garra o pelotão da frente só que as disputas continuavam pressão nos pilotos de frente e dos que vinham atrás e em uma pequena escapada na reta oposta aos boxes deixa escapar a oportunidade de buscar nas voltas finais os pilotos a sua frente, cruzando a linha de chegada na sétima posição.
Para a grande final, Manuel Júnior alinhou no grid de largada com o oitavo melhor classificado, posição de difícil entrada por estar por fora e com o sinal verde autorizando o início da disputa Manuel Júnior em mais uma largada excepcional completa a primeira volta na quinta posição em um pelotão fortíssimo com todos pressionando e sendo pressionados. No decorrer das voltas entre os pilotos trocas de posições são constantes e Manuel Júnior um deles até que estando em oitavo se distancia dos adversários e seu equipamento apesar de todo o seu esforço não consegue acompanhar os adversários que estavam a sua frente e com sua habilidade e técnica apurados pilota seu kart até a linha de chegada e recebendo a bandeirada final na oitava colocação.
Para a equipe a participação de Manuel Júnior na categoria Junior Menor foi de extrema importância, em seu primeiro ano na categoria disputou de igual para igual com adversários mais experientes, mostrando que tem qualidades de muito em breve alcançar as vitórias.
Participei da disputa contra os melhores pilotos de kart na categoria Junior Menor do Brasil, e consegui realizar boas provas e honrando o meu estado, o Maranhão com bastante orgulho. Disse o jovem piloto.