Poucos minutos antes da largada da quarta e última bateria do Campeonato Brasileiro de Marcas domingo começou a chover forte sobre o Autódromo Zilmar Beux, em Cascavel (PR), situação que levou o diretor de prova Bento Tino a anunciar que, nessas condições, a largada seria dada com o Safety Car, decisão normal nessas circunstâncias. Enquanto as nuvens e a água encobriam a região da pista paranaense, as possibilidades de Marco Romanini vencedor de duas das três baterias disputadas até então -, ganhar o campeonato diminuíam a cada minuto: se ele largaria na 11ª posição, seu companheiro de equipe e maior adversário, Adriano Reisdorfer, ocupava a pole position e iniciava a bateria final como líder do campeonato. Pouco mais de meia hora após a largada da prova, o pesadelo de Romanini foi, literalmente, por água abaixo. Consequência de uma tocada forte e constante, o jovem de Cascavel levou seu VW Gol à terceira vitória no fim de semana e consolidou o domínio demonstrado desde o primeiro treino oficial. No cômputo dos três melhores resultados das quatro baterias, Romanini somou 60 pontos, contra 50 de Reisdorfer e 34 de Luiz Peliak (Ford Ka).
CHUVA ATRASA – Esperada desde a noite de sábado, a chuva forte só começou a cair sobre Cascavel pouco antes das três horas de domingo. Na pista molhada e liderados pelo Safety Car pilotos de sete estados brasileiros e representando cinco marcas de automóveis completaram três voltas pelo circuito de 3.032 metros até a re-largada da prova. Líder da competição, Adriano Reisdorfer ditava o ritmo do pelotão e, estrategicamente, aliviou o pé na entrada da reta de largada. A manobra foi ignorada por sete de seus adversários Luiz Pielak, Edoli Caus Jr, Leônidas Fagundes, André Massuh, Wanderley Faust e Guto Baldo -, que ao final da prova receberam punição de 20 segundos adicionados ao tempo final.
A confusão modificou toda a estratégia e alterou a concentração de vários pilotos. Aqueles acostumados ao regulamento que impõe e demanda que no caso de re-largadas as ultrapassagens só podem ser efetuadas após a passagem pela linha de chegada acabaram lucrando com isso. Como durante a prova a chuva cessou e retornou o Safety Car foi enviado de volta a entrar na pista, o que ajudou na recuperação de Romanini, que ganhava posições em sua segunda prova na chuva.
Poucos segundos após os 30 minutos regulamentares de prova Luiz Pielak e Edoli Caus Jr foram os primeiros a cruzar a linha de chegada, separados por poço mais de quatro segundos, a maior diferença no resultado final das quatro baterias disputadas no final de semana. A ultrapassagem efetuada antes da linha de largada, porém, impediu que o resultado na pista fosse consolidado oficialmente. A Pielak restou o consolo de ter feito a volta mais rápida da prova, com 1m37s809.
NOVO CAMPEÃO – Aos 21 anos de idade Marco Tiko Romanini impressiona tanto pelo seu tamanho e peso: 1m92 e 112 quilos, quanto pela timidez. Questionado sobre seus planos após a conquista do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos de 2009 sua resposta foi tão honesta quanto desconcertante: Sei lá…
Motivado a refletir se pretende trocar a categoria por outra que utilize carros mais rápidos e sofisticados, sua reação começa a mudar. Ele sequer admite capitalizar em cima de sua conquista e vender seu VW Gol para um piloto que procure por um carro mais competitivo: Eu nem peso em vender esse carro. Demorou um ano para acertar e não penso em trocar de categoria: não tenho tempo para enfrentar um campeonato que exija maior dedicação, como a Stock Car ou a GT3.
A demanda de tempo na empresa da família impede que o automobilismo seja mais do um hobby para ele: Tiko é responsável por tocar os negócios da família, uma madeireira de Cascavel, pois meu pai hoje em dia já está mais preocupado em pescar. A corrida de hoje foi a segunda que ele disputou sob chuva, o que garantiu alguns sustos durante a prova. Romanini mencionou que tinha muita água na pista e o carro aquaplanava em vários pontos.
Resultado da quarta bateria do Campeonato Brasileiro de Marcas e Pilotos
1º) Marco Romanini (PR), VW Gol, 14 voltas em 30m48s147
2º) Luciano Cardoso (RS), VW Gol, a 3s954
3º) Ingmar Biberg (PR), Renault Clio, a 4s296
4º) Lademir Marcante (TO), VW Gol, a 7s322
5º) Adriano Reisdorfer (PR), VW Gol, 22 voltas em 30m11s238
6º) Leonel Neto (PE), VW Gol, a 9s843
7º) Luiz F. Pielak (PR), Ford Ka, a 11s905
8º) Edoli Caus Jr (PR), Chevrolet Corsa, 14s965
9º) Paulo Vessaro (PR), Fiat Palio, 15s414
10º) Wanderley Faust (PR), Chevrolet Corsa Classic, a 17s430
Obs: Os pilotos Luiz Pielak, Edoli Caus Jr, Leônidas Fagundes, André Massuh, Wanderley Faust e Marlon Bastos foram penalizados em 20 segundos por ultrapassagem antes da linha de chegada após a saída do Safety Car.
Pontuação final do Campeonato Brasileiro de Marcas de 2009
1º) Marco Romanini (PR), 60 pontos
2º) Adriano Reisdorfer (PR), 50
3º) Luiz F. Pielak (PR), 34
4º) Luciano Cardoso (RS), 22
5º) Ingmar Biberg (PR), 22
6º) Wanderley Faust (PR), 22
7º) Guto Baldo (PR), 20
8º) Edoli Caus Jr, 18
9º) Lademir Marcante (TO), 15
10º) Leônidas Fagundes Jr, (PR), 12
11º) André Massuh (DF), 12
12º) Marlon Bastos (PR), 11
13º) Leonel Neto (PE), 6
14º) Paulo Vessaro (PR), 2
15º) Pedro Neto (PE), 2
16º) Rafael Mocelin (RS), com 2 pontos