A solenidade de abertura da fase final dos 49º Jogos Abertos do Paraná (Japs) será amanhã, a partir das 19h30, no ginásio de esportes Chico Neto, em Maringá, com a participação das delegações dos 74 municípios classificados. As competições começam sábado com confrontos na maioria das 16 modalidades em disputa.
Sabemos das dificuldades que a maioria dos municípios enfrentou até chegar aqui, sempre aprimorando os treinamentos. Isso já é uma conquista. Parabéns a todos, em especial à cidade-sede, que muito bem se preparou para receber a todos, agradece o presidente da Paraná Esportes, Milton Alves.
Segundo o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, são 415 equipes inscritas nos esportes coletivos e individuais, formadas por aproximadamente 5 mil atletas. Se somarmos as participações nas fases municipal e regional são mais 40 mil atletas envolvidos, calcula.
As modalidades em disputa, em Maringá, são: basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e voleibol, entre as coletivas, e atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, entre as individuais. Os jogos são nas divisões A (equipes classificadas pelo desempenho em competições anteriores) e B (equipes que passaram pela fase regional).
Considerando os três primeiros lugares da Divisão A em 2005, algumas das principais equipes nessas modalidades, por exemplo, são: basquete masculino Maringá, Londrina e Paranaguá; futebol Londrina, Paranaguá e Cianorte; futsal feminino Londrina, Foz do Iguaçu e Pato Branco; futsal masculino São Miguel do Iguaçu, Campo Mourão e Pato Branco; handebol masculino Londrina, São Miguel do Iguaçu e Maringá; e vôlei feminino e masculino Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.
Na final deste ano, além da cidade-sede (Maringá), que disputa todas as modalidades, no masculino e feminino, nas divisões A e B, com um total de 30 equipes, os municípios com maior número de participações são: Cascavel (29 equipes), Foz do Iguaçu (28), Campo Mourão (27), Paranavaí (21), Guarapuava (15) e Marechal Cândido Rondon e Pato Branco, com 13 equipes cada.
Curitiba está presente com apenas uma equipe, a de bolão feminino. Em uma modalidade, estão outros 28 municípios. Outros municípios maiores como Ponta Grossa e Umuarama não se inscreveram sequer em uma modalidade.
Mesmo antes mesmo da abertura já acontece as primeiras partidas da modalidade de bolão da divisão A no Clube Olímpico. Serão seis jogos, três femininos e três masculinos, na seguinte ordem, 13 horas Guarapuava x Curitiba (fem), 14h15 Cascavel x Missal (fem), 15h30 Pato Branco x Foz do Iguaçu (fem), 16h45 Marechal Cândido Rondon x Toledo (masc), 19 horas Foz do Iguaçu x São Miguel do Iguaçu (masc), 20h15 Cascavel x Pato Branco (masc). As demais modalidades terão inicio no sábado pela manhã.