esportes@cascavelnews.com.br

A solenidade de abertura da fase final dos 49º Jogos Abertos do Paraná (Jap’s) será amanhã, a partir das 19h30, no ginásio de esportes Chico Neto, em Maringá, com a participação das delegações dos 74 municípios classificados. As competições começam sábado com confrontos na maioria das 16 modalidades em disputa.
“Sabemos das dificuldades que a maioria dos municípios enfrentou até chegar aqui, sempre aprimorando os treinamentos. Isso já é uma conquista. Parabéns a todos, em especial à cidade-sede, que muito bem se preparou para receber a todos”, agradece o presidente da Paraná Esportes, Milton Alves.
Segundo o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro, são 415 equipes inscritas nos esportes coletivos e individuais, formadas por aproximadamente 5 mil atletas. “Se somarmos as participações nas fases municipal e regional são mais 40 mil atletas envolvidos”, calcula.
As modalidades em disputa, em Maringá, são: basquete, bocha, bolão, futebol, futsal, handebol e voleibol, entre as coletivas, e atletismo, ciclismo, ginástica rítmica, judô, natação, tênis, tênis de mesa, vôlei de praia e xadrez, entre as individuais. Os jogos são nas divisões “A” (equipes classificadas pelo desempenho em competições anteriores) e “B” (equipes que passaram pela fase regional).
Considerando os três primeiros lugares da Divisão A em 2005, algumas das principais equipes nessas modalidades, por exemplo, são: basquete masculino – Maringá, Londrina e Paranaguá; futebol – Londrina, Paranaguá e Cianorte; futsal feminino – Londrina, Foz do Iguaçu e Pato Branco; futsal masculino – São Miguel do Iguaçu, Campo Mourão e Pato Branco; handebol masculino – Londrina, São Miguel do Iguaçu e Maringá; e vôlei feminino e masculino – Maringá, Londrina e Foz do Iguaçu.
Na final deste ano, além da cidade-sede (Maringá), que disputa todas as modalidades, no masculino e feminino, nas divisões “A” e “B”, com um total de 30 equipes, os municípios com maior número de participações são: Cascavel (29 equipes), Foz do Iguaçu (28), Campo Mourão (27), Paranavaí (21), Guarapuava (15) e Marechal Cândido Rondon e Pato Branco, com 13 equipes cada.
Curitiba está presente com apenas uma equipe, a de bolão feminino. Em uma modalidade, estão outros 28 municípios. Outros municípios maiores como Ponta Grossa e Umuarama não se inscreveram sequer em uma modalidade.
Mesmo antes mesmo da abertura já acontece as primeiras partidas da modalidade de bolão da divisão “A” no Clube Olímpico. Serão seis jogos, três femininos e três masculinos, na seguinte ordem, 13 horas – Guarapuava x Curitiba (fem), 14h15 – Cascavel x Missal (fem), 15h30 – Pato Branco x Foz do Iguaçu (fem), 16h45 – Marechal Cândido Rondon x Toledo (masc), 19 horas – Foz do Iguaçu x São Miguel do Iguaçu (masc), 20h15 – Cascavel x Pato Branco (masc). As demais modalidades terão inicio no sábado pela manhã.