esportes@cascavelnews.com.br

Com a desistência de Vitória (ES) de ser sede dos Jogos Abertos Brasileiros no próximo ano, a vaga ficou em aberta e o Paraná aceitou em sediar os Jabs, e será na cidade de Maringá.
Aproveitando a presença de secretários estaduais ou diretores de entidades nas Olimpíadas Escolares em João Pessoa, dos nove Estados que participam dos Jogos Abertos Brasileiros, sete se fizeram presentes, apenas não estava na reunião representantes dos Estados do Rio Grande do Sul e São Paulo. O representante do Espírito Santo Luciano Barros, explicou porque da desistência do estado em desistir de ser sede do evento, em seguida o diretor de esportes da Paraná Esporte, Marco Aurélio Saldanha Rocha, disse a todos que o Paraná está pronto e preparado para receber o evento. Jorge Inocente, gerente operacional da Secretaria dos Esportes e Lazer de Maringá afirmou que o município está pronto para receber a todos. “Já tínhamos conversando com nosso Secretario Marcio Stabille e com o prefeito Silvio Barros, sobre a desistência de Vitória, e recebemos o apoio para que o evento fosse realizado em Maringá, e tivemos a aceitação de todos os Estados”, disse Jorge Inocente. Maringá possui hoje um Centro Esportivo, com velódromo, piscinas, ginásio de esportes, pista de atletismo, local próprio para o judô, um município preparada para grandes eventos.
O diretor presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde, ficou satisfeito por Maringá ser sede dos Jogos Abertos Brasileiros, e afirmou que a Paraná esporte estará dando todo o suporte necessário. “O Paraná é um exemplo de organização esportiva, temos vários técnicos dentro da Paraná Esporte com muita experiência. Teremos com certeza um grande evento na cidade de Maringá”, afirmou Gomyde.
Foi definido que dias 8 e 9 de dezembro os representantes dos nove Estados que participam dos Jogos Abertos Brasileiros estarão reunidos em Maringá, onde discutiram o regulamento e farão visitas aos locais de competição.
Estiveram presentes na reunião em João Pessoa, Marco Aurélio Saldanha Rocha (PR), Luciano Barros (ES), Paulo Mansano (MS), Claudemir Bernardi (MT), Ademar Silva (SC), Cibele Fátima Dias Castro (MG) e Paulo Reis (RJ), faltaram apenas os Estados de São Paulo e Rio Grande do Sul.
As modalidades que serão disputadas são de atletismo, basquete, handebol futsal, judô, voleibol e natação, e para 2009 será incluída a modalidade de voleibol de praia. A da prevista para a realização dos Jogos Abertos Brasileiros é de 22 a 27 de maio.