esportes@cascavelnews.com.br

Depois do vice-campeonato conquistado no fim de semana no Grand Prix de Judô, em Ponto Alegre (RS), defendendo a equipe da Sogipa, a paranaense Camila Helena Murakami volta o foco à preparação para o Mundial Universitário que vai disputar de 14 a 22 de dezembro, na Coréia do Sul.
Considerada uma das melhores atletas do Estado, com vários títulos conquistados em 2006, incluindo a Copa Aurélio Miguel que lhe garantiu a vaga no Mundial, a maringaense sonha com pódio na Ásia, onde também quebra um tabu em ser a primeira mulher paranaense a disputar a competição.
O grande aliado a sua meta é a preparação, que foi intensificada ao máximo pelo técnico Celso Ogawa desde o início da semana. Ogawa define a participação de Camila como elemento surpresa no Mundial. “Ninguém conhece a Camila na competição e tudo pode acontecer, mas para isso precisa estar preparada”, explica.
Para a atleta, o fato de representar o país numa competição dessa importância já é uma grande conquista, entretanto, no que depender do seu esforço o Paraná tem uma séria candidata a medalha. Camila Murakami vai lutar na categoria leve até 57kg e terá pela frente algumas das melhores atletas do mundo. “É uma competição extremamente difícil que exige não apenas uma boa preparação física, mas também a parte psicológica tem que estar de acordo, pois a carga de adrenalina é alta”, diz.
Para presidente da Federação Paranaense de Judô, professor Renato Fruehwirth, a presença da Camila Murakami no Mundial é um marco muito grande para o judô do Estado. Fruehwirth lembra que o Sensei Liogi Suzuki, hoje o mais graduado do Estado chegou a ser vice-campeão mundial na competição. “Ficaremos torcendo por um bom desempenho da Camila, pois vem a engrandecer o judô paranaense”, garante Fruehwirth.
Camila Murakami é acadêmica da Universidade Estadual de Maringá (UEM). A viagem para a Coréia do Sul está marcada para o dia 12 de dezembro.