esportes@cascavelnews.com.br

Sob a batuta da Confederación Deportiva Automovilistica Sudamericana – CODASUR, em conjunto com a em conjunto com a Confederação Brasileira de Automobilismo – CBA e a Federação Gaúcha de Automobilismo – FGA, o novíssimo Kartódromo Velopark, em Nova Santa Rita (RS) recebeu entre os dias 28 de maio e 1º deste mês o Troféu Codasur de Karting, reunindo alguns dos principais pilotos das categorias Mirim, Cadete, Pré-Júnior, Sudam Júnior, Sudam e Sênior do Brasil em belas disputas pelo alto do pódio.
Nas grelhas das categorias Sudam e Sênior, top do certame, as cores da equipe paulista Marinho’s Motors foi brilhantemente defendida pelos vorazes “Lobos” Victor Caliman (Marinho’s Motors/Sul Fiat/PPK/Mundo Motor) e Paulo França (Marinho’s Motors), que foram destaque desde os treinos livres.
Na categoria Sudam, o kartista paulista Victor Caliman encontrou problemas na pratica classificatória que definiu o posicionamento dos bólidos no grid de largada da primeira das três baterias que integraram o certame internacional. Um pneu furado no inicio da tomada de tempos excluiu Caliman do treino logo ao final da primeira passagem, relegando o combativo piloto ao final do pelotão.
Partindo da ultima posição da grelha o “Lobo” da Marinho’s Motors partiu para uma prova agressiva de recuperação, mas o forte ritmo imposto no circuito gaúcho cobrou seu preço, com Victor abandonando a disputa na segunda volta de corrida após acidentar-se com um kart que rodara em sua frente.
Novamente no final do pelotão, Victor Caliman não se intimidou, partindo para as disputas da segunda prova com o mesmo alucinante ritmo que buscou na bateria inicial. Em poucas voltas Caliman já liderava a corrida e, inteligentemente, tratou de reduzir o train de corrida buscando poupar o equipamento, medida que se comprovou a mais correta, já que viu cada um de seus oponentes abandonarem a prova, com problemas em seus karts, até o representante da equipe Marinho’s Motors/Sul Fiat/PPK/Mundo Motor divisar a bandeira a quadros na primeira colocação. O “detalhe” que não pode passar desapercebido é que Caliman cravou a volta mais rápida da prova e em tempo inferior ao estabelecido para a pole position da categoria.
Com o resultado favorável, Victor terminava o primeiro dia de provas no Velopark na liderança da tabela de pontos da Sudam, empatado com o goiano Igor Veras, vencedor da primeira bateria. Para a prova final na manhã do domingo Caliman não podia contar com o “meio jogo” de pneus novos, em razão da utilização de um dos pneumáticos extra em substituição ao furado no treino classificatório. O desgaste excessivo dos pneus de seu kart foram determinantes para a gradual perda de rendimento e, conseqüentemente, de posições, mas Victor conseguiu levar seu kart à quarta posição final, que garantiu à equipe Marinho’s Motors a conquista do titulo de Vice-Campeão do Troféu Codasur de Karting.
“O Victor impressionou muito pela velocidade e Constancia nas provas, apenas deixou de ser campeão por não ter completado 70% da primeira bateria, em qual foi prejudicado por acidentar-se com um Sudam Jr que rodou na frente dele. Na segunda bateria ele conseguiu demonstrar a qualidade do ‘braço’ e do equipamento, passando o grid inteirinho, baixando o tempo da pole na corrida e sabendo poupar o kart na hora certa, para vencer com tranqüilidade. Pena que não tinha pneu competitivo para a bateria final, em qual todos chegaram muito próximos. Tenho certeza que se tivesse igualdade nos pneus com os demais concorrentes estaríamos agora comemorando o titulo de campeão. Mas o vice-campeonato está de bom tamanho e no Brasileiro queremos melhorar, modestamente, apenas uma posição final”, detalhou Mario de Santos Jr, o Marinho, com o habitual bom humor.
Pela categoria Sênior, o “Lobo” Paulo França desde o primeiro treino livre esteve entre os mais velozes na pista, sempre com a pista molhada pela constante chuva. Todavia, na tomada de tempos classificatórios as condições meteorológicas alteraram-se radicalmente e os excelentes ajustes realizados pelos componentes da Marinho’s Motors para pista escorregadia tiveram de ser descartados. Sem tempo hábil para conseguir o set-up adequado, Paulo França optou por um ajuste “conservador” em seu kart para a pratica classificatória e, mesmo atrapalhado em sua volta lançada por um kart mais lento na pista, estabeleceu a terceira melhor marca do treinamento, garantindo largar na segunda fila do partidor para a primeira das três baterias integrantes do certame.
“A pista é muito boa, bem larga e de alta. Nos treinos na chuva, eu estava ótimo, sempre entre os três primeiros, mas no dia da tomada a pista secou e não deu tempo de acertar muito as coisas para o piso seco, já que todos os dias foram de chuva. Fizemos um acerto básico e fiz o 3º tempo”, esclareceu P.F., como é conhecido no meio o piloto.
Na largada da primeira bateria o representante da Marinho’s Motors caiu para a 4ª posição, mas em seguida conseguiu recuperar o 3º posto. Algumas voltas depois o 2º colocado quebrou e França ‘herdou’ a posição, com uma vantagem confortável para o 3º, mas seu kart apresentou um problema no eixo traseiro que resultou em final de prova para o piloto paulista.
Com o abandono na primeira bateria, Paulo França teve de partir da 12ª posição na segunda bateria, com a faca nos dentes P.F. foi conquistando posições, para completar a “carrera” na 4ª colocação. As possibilidades de titulo esvaíram-se ante os problemas encontrados, mas França estava disposto a conquistar um bom resultado na finalíssima de domingo. Mas a sorte não estava à favor do veloz kartista paulista e com problemas no eixo traseiro de seu micromonoposto não conseguiu ir além da 6ª colocação.
“Na ultima corrida tive um problema no kart e perdi muito rendimento, pelo que só terminei em 6º na prova e em 7º no campeonato. Não foi o resultado pretendido, mas deu pra conhecer alguns segredos da pista que serão úteis no Campeonato Brasileiro”, afirmou o pupilo de Mario de Souza Jr, o Marinho, Chefe da festejada equipe Marinho’s Motors.