esportes@cascavelnews.com.br

A goiana Marizete de Paula Rezende participará no dia 3 de setembro da 10ª edição da Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. A prova, uma das mais charmosas do calendário de corridas de rua do país, terá largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo. Marizete brigará pelo seu primeiro título ao lado de outras veteranas do esporte como a atual campeã da prova Sirlene de Pinho. A corrida, que terá um percurso de 21.097 metros, será transmitida ao vivo pela Rede Globo.
Marizete espera um bom resultado para poder avaliar seu desempenho em provas de longa distância. “Não vou usar a corrida como treinamento, e sim, como avaliação, já que estou me preparando para a Maratona de Amsterdã, no dia 15 de outubro. Espero ficar pelo menos entre as cinco primeiras”, explica a vice-campeã da Maratona de São Paulo de 2006.
“Essa corrida é muito difícil, principalmente no final. O nível técnico é altíssimo e é preciso estar bem treinada para terminar com uma boa colocação. Se eu fizer tudo o que treinei, já ficarei satisfeita”, ressalta.
Com um treinamento diário bem puxado, a corredora vem de uma série importante de competições e de marcas expressivas para a sua carreira. Além do segundo lugar na Maratona de São Paulo conquistado em junho, Marizete garantiu a melhor marca do ano quando conquistou o título da Maratona de Porto Alegre com o tempo de 2h37min.
“Meu objetivo é representar o Brasil nos Jogos Pan-Americanos de 2007. Hoje, eu tenho o melhor índice em maratona e isso já me garantiria na competição. Mas, não penso assim, quero melhor ainda para assegurar de vez a minha presença”, explica Marizete.
Natural de Goiânia, a atleta de 31 anos mora em Poços de Caldas, em Minas Gerias. Casada com o ex-maratonista Diamantino dos Santos, Marizete só entrou no atletismo aos 20 anos, incentivada por um técnico goiano. Antes disso, trabalhou como secretária, babá e recepcionista. Entre seus principais títulos estão o da Corrida Internacional de São Silvestre (2002), da Prova Pedestre Sargento Gonzaguinha (2002), do Desafio Mata Atlântica (2006) e o terceiro lugar nas 10 Milhas Garoto (2006).