Felipe Massa fez a sua parte. Dominou e venceu o GP do Brasil, disputado hoje à tarde no Autódromo de Interlagos, em São Paulo. Esta é a segunda vitória dele no Brasil, pois havia ganhado também em 2006. O final foi emocionante. Faltando duas voltas, Sebastian Vettel, ultrapassou Hamilton, jogando-o para a sexta colocação, posição que dava ao brasileiro Felipe Massa o título da temporada. Mas a chuva apertou um pouco mais e falando uma curva para a bandeirada, Timo Glock, da Toyota, que não tinha trocado pneus, não suportou e foi ultrapassado por Hamilton. Massa que já comemorava o título, entrou aos prantos mesmo ainda quando trazia sua Ferrari para os boxes.
A chuva mexeu com os nervos dos pilotos mesmo antes da corrida começar. Já com os carros no grid, começou a chover, obrigando a direção de prova a adiar a largada por 10 minutos. Com as equipes colocados pneus intermediários, a largada foi com chuva. Massa largou bem e manteve a ponta, enquanto que Hamilton não arriscava nada.
Depois de uma largada em que ninguém arriscou nada, no S do Senna, David Coulthard, da Red Bull, que fazia sua despedida da Fórmula 1 tocou no japonês Kazuki Nakajima, da Williams. Nelsinho Piquet, da Renault, rodou sozinho na entrada da reta oposta e abandonou a corrida.
A partir daí a corrida entrou em uma monotonia. Massa domina a prova mesmo quando fez suas paradas, enquanto Hamilton perdia posições e depois recuperava na pista. Sebastian Vettel se encarregou de dar alguma emoção e depois de ter antecipado sua parada, passou a andar em segundo, mas depois de segunda parada passou a andar em quinto, pressionando Hamilton. Mas a corrida só ganhou emoção quando faltavam oito voltas para o final, quando voltou a chover. Massa foi para os boxes depois da maioria dos pilotos, mas mesmo assim voltou à pista em primeiro devido a sua vantagem de mais de 30 segundos. Timo Glock não parou e enquanto pode acelerar, manteve a quarta colocação e com isso Hamilton caiu para quinto, seguido por Vettel, que acelerava forte e ao abrir a penúltima volta, ultrapassou o inglês, dando o título ao brasileiro Felipe Massa. Felipe abriu a última volta na condição de campeão do mundo. Cruzou a linha de chegada com o título. Alonso passou em segundo e Raikkonen em terceiro. Mas lá na Junção, curva que da acesso a reta dos boxes. Glock com pneus para pista seca, não conseguiu segurar Hamilton, que recebeu a bandeirada em quinto, indo a 98 pontos na classificação do campeonato, deixando Massa com 97. O brasileiro foi ao pódio para comemorar a vitória em casa, mas chorava pela perda do título diante de sua torcida.
Confira o resultado do GP do Brasil de Fórmula 1
1º) Felipe Massa (Bra), Ferrari, 71 voltas em 1h34m11s435
2º) Fernando Alonso (Esp), Renault, a 13s269
3º) Kimi Raikkonen (Fin), Ferrari, a 16s235
4º) Sebastian Vettel (Ale), Toro Rosso, a 38s011
5º) Lewis Hamilton (Ing), McLaren, a 38s907
6º) Timo Glock (Ale), Toyota, a 44s368
7º) Heikki Kovalainen (Fin), McLaren, a 55s074
8º) Jarno Trulli (Ita), Toyota, a 1m08s433
9º) Mark Webber (Aus), Red Bull, a 1m19s666
10º) Nick Heidfeld (Ale), BMW, a 1 volta
11º) Robert Kubica (Pol), BMW, a 1 volta
12º) Nico Rosberg (Ale), Williams, a 1 volta
13º) Jenson Button (Ing), Honda, a 1 volta
14º) Sebastien Bourdais (Fra), Toro Rosso, a 1 volta
15º) Rubens Barrichello (Bra), Honda, a 1 volta
16º) Adrian Sutil (Ale), Force India, a 2 voltas
17º) Kazuki Nakajima (Jap), Williams, a 2 volta
18º) Giancarlo Fisichella (Ita), Force India, a 2 voltas
Não completaram
Nelson Piquet (Bra), Renault, a 71 voltas/acidente
David Coulthard (Esc), Red Bull, a 71 voltas/acidente