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Em sua primeira participação internacional o jovem kartista paulista surpreendeu os “gringos”, esbanjou talento e deixou claro que é um dos candidatos ao título máximo da categoria Micro Max no Florida Winter Tour.
Matheus Morgatto. É bom anotarem cuidadosamente esse nome em suas cadernetas (e também nas modernas parafernálias eletrônicas), para acompanharem atentamente o desenvolvimento de carreira desse aguerrido e talentoso piloto.
Com apenas duas temporadas completas na modalidade, Matheus Morgatto (Americanet/ RPG – Rolison Performance Group/ Legree Motorsports) fez – entre os dias 16 e 19 de janeiro – sua estréia internacional, disputando no Kartódromo de Homestead a etapa de abertura das classes Rotax do Florida Winter Tour, certame norte-americano de cunho internacional, que recebe cerca de 350 pilotos do mundo inteiro em suas disputas.
A expectativa do jovem piloto, que nas pistas brasileiras compete pela equipe RR Racing Team e tem como coach o octacampeão Renato Russo, era de apenas fazer um bom aprendizado e acostumar-se a dividir espaços milimétricos em meio aos pelotões recheados de competidores da categoria Micro Max. Mas as expectativas foram de pronto superadas e Matheus começou a temporada 2014 com o pé, literalmente, embaixo.
E quem esclarece isso é o festejado preparador de motores e “champion maker”, o brasileiro radicado nos EUA, Ricardo Legree. Legree acompanhou atentamente a performance de dois “brasileirinhos”, os paulistas Matheus Morgatto e Caio Collet. “Esses pilotos têm um talento nato, são muito rápidos e inteligentes, pensam e agem rápido e as ultrapassagens deles são coisa de quem é fera. Acho que ficar na frente desses ‘pragas’ não deve ser nada fácil, pois são muito técnicos e velozes. O kartismo do Brasil é realmente uma fabrica de pilotos de talento”, exultou Legree.
“Trabalhar com esse tipo de pilotos é realmente um prazer enorme, pois, além de ser muito fácil de se trabalhar com eles, eles trazem um resultado muito bom para a equipe. Ambos mostraram de cara muita garra, dedicação e que não estão aqui para brincadeira. Eles são garotos que praticamente acabaram de sair das fraldas, mas já contam com uma bagagem respeitável de piloto profissional. Isso é incrível e para mim é ótimo, porque me traz ao mesmo tempo alegria e muita motivação. Saiba que ganhar campeonato no Florida Winter Tour é comigo mesmo, porque já ganhei oito vezes e neste ano quero ganhar de novo e com esses dois talentos, para poder completar dez títulos no FWT. Também queremos trazer esses pilotos para o Pan-Americano, que, com eles, vai ser show”, concluiu Legree.
Na tomada de tempos classificatórios para o primeiro dia de provas Matheus encerrou com o terceiro melhor tempo da categoria Micro Max, garantindo uma ótima posição de partida. Porém na tomada de tempos para o segundo dia de provas, Morgatto acabou se confundindo com a sinalização da equipe e entrou para o Parque Fechado na terceira volta da pratica classificatória. Mesmo com os pneus ainda sem a temperatura ideal, Morgatto conseguiu a sétima posição da grelha.
O formato de Florida Winter Tour determina os embates de duas provas no sábado – Pré-Final e Final – e duas no domingo – Pré-Final e Final –. Na Pré-Final do sábado Matheus ficou com a quarta posição nas voltas iniciais, mas ao final de uma prova extremamente combativa, concluiu com a terceira posição e colocando “no pote” a melhor volta da corrida.
Na corrida Final do sábado o talento e a determinação do kartista paulista falaram mais alto. Com ultrapassagens “cirúrgicas”, Matheus Morgatto foi galgando postos e, restando três voltas para a checkered flag, partiu para o ataque decisivo e tomou a ponta da corrida, para delírio do bom publico presente. Na volta final o ex-lider deu o troco, retomando a liderança da corrida, mas Morgatto não se deu por batido e, em nova manobra magistral, reassumiu a dianteira para divisar a bandeira a quadros na primeira colocação.
Todavia as comemorações de sua primeira vitória em provas internacionais restou com um gosto amargo, já que a Direção de Provas determinou a perda de duas posições do “brazuca” por “bocking”, ou seja, por ter defendido a posição nas curvas finais. Morgatto venceu, mas ficou “oficialmente” com a P3 da Final do sábado.
Diferentemente do nosso e, também, do kartismo europeu, as regras desportivas na terra de Tio Sam não permitem que o competidor mude de traçado, para defender a posição. Isso já aconteceu por lá com outro brasileiro, o ribeirão-pretano Helio Castroneves, que venceu uma prova da Indycar em 2012 e foi identicamente punido, por ter apenas mudado a trajetória na volta final, para defender a posição. Para nós, uma decisão polemica e injusta. Para eles, é o natural!
Na Pré-Final do domingo, Matheus Morgatto alinhou seu Kosmic #62 da equipe RPG na P7 do grid. Em outra corrida disputadíssima Morgatto chamou a atenção pela combatividade e ultrapassagens perfeitas e cruzou a linha final na quarta colocação. De quebra ficou, novamente, com a melhor volta da corrida.
Foi nessa posição que Matheus largou para a corrida Final do domingo, mas em uma manobra atabalhoada de um dos concorrentes, Morgatto foi, literalmente arremessado contra as defensas de proteção. O prejuízo foi imenso, já que Morgatto viu o pelotão distanciar-se e só retomou a ordem de marcha com mais de uma longa reta de desvantagem para o compacto “pack”.
Mas o veloz brasileiro decidiu mudar a história. Com um kart totalmente desalinhado, cravou o pé no fundo e a “usina de força” da Legree Motorsports passou a falar alto. Em flying laps, dignas de tomada de classificação, Matheus Morgato foi reduzindo as diferenças, alcançando os adversários e superando-os um a um. Uma verdadeira aula de pilotagem, que culminou com, nada menos, que dezoito ultrapassagens e a oitava colocação final.
Não foi uma vitória, mas, certamente, essa foi a melhor corrida de um jovem guerreiro tupi. Um novel I-Juca Pirama que Gonçalves Dias teria prazer em decantar. Um guerreiro chamado Matheus Morgatto!
Matheus Morgatto (Americanet/ RPG – Rolison Performance Group/ Legree Motorsports) permanece nos Estados Unidos, treinando forte nas pistas de Ocala e Orlando, na Florida, em preparação para as duas demais rodadas do Florida Winter Tour.

Confira a pontuação da GT7 Motorsports Rotax Micro Max:
1.- #55 Reece Gold, com 480 pontos
2.- #80 Arias Deukmedjian, 440
3.- #62 Matheus Morgatto, 371
4.- #12 Anthony Famularo, 350
5.- #27 Joshua Cunha, 302
6.- #20 Alessandro de Tullio, 296
7.- #7 David Morales, 293
8.- #87 Jeremy Fairbairn, 282
9.- #24 Jo Nuñez, 251
10.- #11 Alessandro Famularo, 245