O piloto da cidade de São José dos Campos Matheus Rotta (Lecor/Sierra Moveis/Colégio Poliedro/Herval) conquistou sábado o inédito titulo de campeão Fireball Junior, ao vencer espetacularmente a bateria final de sua classe no I GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que teve como palco o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu.
O evento, conjunto ao IV Campeonato Brasileiro de Kart Endurance e II Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, reapresentou à modalidade esportiva o renovado Kartodromo Arena Schincariol, uma das mais completas praças do país que não realizava eventos oficiais há sete anos e, finalmente, fez decolar a categoria Fireball Junior – criada no inicio da temporada de 2007 para fazer parte da grade de programação do Campeonato Paulista de Kart que ainda não havia conseguido amealhar grid suficiente para sua primeira corrida.
Rotta, apesar de rookie na classe Junior Menor e estar competindo pela primeira vez no Kartódromo Arena Schincariol, foi sempre destaque desde o primeiro treino livre oficial, sempre conseguindo estabelecer tempos de volta próximos aos dos principais pilotos da categoria, Guilherme Salas e Lu Kachan, mais experientes e com carreiras alicerçadas no seletivo circuito escolhido para o evento. Na pratica classificatória que definiu o grid de largada para a primeira bateria do certame, o piloto da equipe Lecor/ Sierra Moveis/ Colégio Poliedro/ Herval garantiu vaga na segunda fila do partidor, conquistando a 4ª posição de largada.
Autorizada a partida da prova inaugural, Matheus Rotta fez uma largada magistral, pulando do 4º posto para a liderança da corrida. Mais experiente, Guilherme Salas passou a acossá-lo, até conseguir lograr a ultrapassagem, assumindo a ponta da corrida. Aguerrido, o piloto vale-paraibano não deu-se por vencido. Buscou acompanhar o ritmo de Salas, para tentar novo ataque nas voltas finais, mas o maior conhecimento dos segredos da pista pelo piloto cimeiro ditou o resultado final da corrida e Matheus Rotta completou a corrida na 2ª colocação, garantindo partir da primeira fila na bateria final, que definiria o campeão da categoria no I GP Brasil de Kart.
Não basta aos grandes campeões apenas ser veloz, constante e ter um bom equipamento à disposição. Cediçamente a sorte é um dos elementos que acompanham a carreira dos vencedores e uma das características que sempre marcaram a carreira do piloto de São José dos Campos. Apresentada a green flag que autorizou o inicio da prova final, Rotta encaixou seu kart logo atrás do micromonoposto do pole position Guilherme Salas, buscando dar combate pela liderança antes mesmo de contornarem a Curva 1 do circuito ituano. Na entrada da primeira curva do circuito o motor do bólido de Salas apagou, com Rotta assumindo, velozmente, a liderança da corrida.
Após estabelecer na 10ª passagem a melhor volta da corrida 52s991 -, Matheus Rotta passou a poupar equipamento, já que contava com boa margem de vantagem para o restante do pelotão. Todavia, nas voltas finais, Lu Kachan, segundo colocado na disputa, conseguiu encostar no kart de Rotta, tentando de todas as formas tomar a posição dianteira. Em belíssima batalha, o rookie Matheus Rotta conseguiu mostrar superioridade, contendo as investidas de Kachan, para divisar a bandeira a quadros na primeira posição, que lhe garantiu o título de primeiro Campeão da categoria Fireball Junior em todo o território nacional. Campeão Firelball Junior do I GP Brasil de Kart!
Além da qualidade da pilotagem e da competência demonstrada pela equipe do piloto Matheus Rotta, sinto que houve uma certa Justiça Divina na concretização desse merecidíssimo titulo, pois assim que anunciamos a criação da categoria, o Matheus Rotta foi o primeiro piloto a acreditar nos motores Fireball, adquirindo uma unidade e buscando formar o grid da categoria no Campeonato Paulista de Kart. Apenas aqui no GP Brasil conseguimos fazer as primeiras provas da categoria e Rotta foi fantástico, voando pela pista e esbanjando talento para entrar para nossa história como o primeiro campeão da categoria Fireball, declarou Paulo Carcasci, Hexacampeão Brasileiro de Kart e responsável pela introdução dos propulsores chineses no Brasil.
O próximo compromisso esportivo de Matheus Rotta (Lecor/Sierra Moveis/Colégio Poliedro/Herval) será sábado, quando o Kartódromo Aldeia da Serra abrirá suas portas para a quarta rodada do Campeonato Paulista de Kart.
Confira o resultado final da Fireball Júnior no I GP Brasil de Kart
1º) Matheus Rotta (SP), campeão
2º) Philipe Pinheiro (DF), vice-campeão
3º) Guilherme Salas (SP)
4º) Luis Kachan (SP)
5º) Erik Mayrink (SP)
6º) Marco Túlio (TO)