esportes@cascavelnews.com.br

O piloto da cidade de São José dos Campos Matheus Rotta (Lecor/Sierra Moveis/Colégio Poliedro/Herval) conquistou sábado o inédito titulo de campeão Fireball Junior, ao vencer espetacularmente a bateria final de sua classe no I GP Brasil de Kart, certame oficial da CBA (Confederação Brasileira de Automobilismo) que teve como palco o Kartódromo Arena Schincariol, em Itu.
O evento, conjunto ao IV Campeonato Brasileiro de Kart Endurance e II Campeonato Brasileiro de Shifter Kart, reapresentou à modalidade esportiva o renovado Kartodromo Arena Schincariol, uma das mais completas praças do país que não realizava eventos oficiais há sete anos e, finalmente, fez “decolar” a categoria Fireball Junior – criada no inicio da temporada de 2007 para fazer parte da grade de programação do Campeonato Paulista de Kart – que ainda não havia conseguido amealhar grid suficiente para sua primeira corrida.
Rotta, apesar de “rookie” na classe Junior Menor e estar competindo pela primeira vez no Kartódromo Arena Schincariol, foi sempre destaque desde o primeiro treino livre oficial, sempre conseguindo estabelecer tempos de volta próximos aos dos principais pilotos da categoria, Guilherme Salas e Lu Kachan, mais experientes e com carreiras alicerçadas no seletivo circuito escolhido para o evento. Na pratica classificatória que definiu o grid de largada para a primeira bateria do certame, o piloto da equipe Lecor/ Sierra Moveis/ Colégio Poliedro/ Herval garantiu vaga na segunda fila do partidor, conquistando a 4ª posição de largada.
Autorizada a partida da prova inaugural, Matheus Rotta fez uma largada magistral, pulando do 4º posto para a liderança da corrida. Mais experiente, Guilherme Salas passou a acossá-lo, até conseguir lograr a ultrapassagem, assumindo a ponta da corrida. Aguerrido, o piloto vale-paraibano não deu-se por vencido. Buscou acompanhar o ritmo de Salas, para tentar novo ataque nas voltas finais, mas o maior conhecimento dos “segredos” da pista pelo piloto cimeiro ditou o resultado final da corrida e Matheus Rotta completou a corrida na 2ª colocação, garantindo partir da primeira fila na bateria final, que definiria o campeão da categoria no I GP Brasil de Kart.
Não basta aos grandes campeões apenas ser veloz, constante e ter um bom equipamento à disposição. Cediçamente a sorte é um dos elementos que acompanham a carreira dos vencedores e uma das características que sempre marcaram a carreira do piloto de São José dos Campos. Apresentada a green flag que autorizou o inicio da prova final, Rotta “encaixou” seu kart logo atrás do micromonoposto do pole position Guilherme Salas, buscando dar combate pela liderança antes mesmo de contornarem a Curva 1 do circuito ituano. Na entrada da primeira curva do circuito o motor do bólido de Salas “apagou”, com Rotta assumindo, velozmente, a liderança da corrida.
Após estabelecer na 10ª passagem a melhor volta da corrida – 52s991 -, Matheus Rotta passou a poupar equipamento, já que contava com boa margem de vantagem para o restante do pelotão. Todavia, nas voltas finais, Lu Kachan, segundo colocado na disputa, conseguiu encostar no kart de Rotta, tentando de todas as formas tomar a posição dianteira. Em belíssima batalha, o rookie Matheus Rotta conseguiu mostrar superioridade, contendo as investidas de Kachan, para divisar a bandeira a quadros na primeira posição, que lhe garantiu o título de primeiro Campeão da categoria Fireball Junior em todo o território nacional. Campeão Firelball Junior do I GP Brasil de Kart!
“Além da qualidade da pilotagem e da competência demonstrada pela equipe do piloto Matheus Rotta, sinto que houve uma certa ‘Justiça Divina’ na concretização desse merecidíssimo titulo, pois assim que anunciamos a criação da categoria, o Matheus Rotta foi o primeiro piloto a acreditar nos motores Fireball, adquirindo uma unidade e buscando formar o grid da categoria no Campeonato Paulista de Kart. Apenas aqui no GP Brasil conseguimos fazer as primeiras provas da categoria e Rotta foi fantástico, voando pela pista e esbanjando talento para entrar para nossa história como o primeiro campeão da categoria Fireball”, declarou Paulo Carcasci, Hexacampeão Brasileiro de Kart e responsável pela introdução dos propulsores chineses no Brasil.
O próximo compromisso esportivo de Matheus Rotta (Lecor/Sierra Moveis/Colégio Poliedro/Herval) será sábado, quando o Kartódromo Aldeia da Serra abrirá suas portas para a quarta rodada do Campeonato Paulista de Kart.

Confira o resultado final da Fireball Júnior no I GP Brasil de Kart
1º) Matheus Rotta (SP), campeão
2º) Philipe Pinheiro (DF), vice-campeão
3º) Guilherme Salas (SP)
4º) Luis Kachan (SP)
5º) Erik Mayrink (SP)
6º) Marco Túlio (TO)