Em uma corrida muito disputada do início ao fim, o paulista Max Wilson sai na frente na abertura do playoff decisivo que apontará o campeão da Stock Car. O piloto da equipe Eurofarma RC venceu a nona etapa ao completar as 39 voltas no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Londrina (PR), com o tempo de 48m54s438. A segunda colocação ficou com o tricampeão Cacá Bueno, da Red Bull Racing, enquanto Duda Pamplona, da Officer ProGP.
Na classificação geral, como o piloto Ricardo Zonta conseguiu um efeito suspensivo de sua penalização em Campo Grande, as posições do playoff se alteraram até o desfecho do caso. Com o resultado em Londrina, Max chegou à segunda vitória da temporada – tinha vencido em São Paulo, na primeira etapa -, e assumiu a liderança, agora com um total de 250 pontos, enquanto Cacá Bueno está na segunda colocação, com 236 pontos. O campeão Ricardo Mauricio, companheiro de Max, está em terceiro, com 230. A décima etapa da Stock Car, segunda do palyoff, será no próximo dia 24, em Santa Cruz do Sul (RS).
A classificação completa do playoff é a seguinte: 1º) Max Wilson, com 250 pontos; 2º) Cacá Bueno, 236; 3º) Ricardo Maurício, 230; 4º) Nonô Figueiredo, 222; 5º) Allam Khodair, 216; 6º) Popó Bueno, 213; 7º) Átila Abreu, 212; 8º) Marcos Gomes, 208; 9º) Felipe Maluhy, 207; e 10º) Daniel Serra, com 206 pontos.
O retorno da Stock Car à Londrina foi em grande estilo. As alterações no traçado tornaram a pista ainda mais emocionante para os pilotos, que deram um show para as mais de 21 mil pessoas presentes ao Autódromo Internacional Ayrton Senna. Logo na largada Cacá Bueno assumiu a liderança e manteve a ponta até a parada obrigatória de box. Um pequeno problema no pneu traseiro atrasou sua saída, permitindo que Max assumisse a ponta. A partir daí, o paulista precisou apenas administrar a vantagem para marcar a vitória na abertura do playoff.
Max Wilson comentou da importância de começar a disputa do playoff na frente. Foi uma corrida muito tranquila e boa apesar de ter largado em oitavo. É excelente começar a Super Final com uma vitória, abre uma pequena vantagem para os outros pilotos, apesar de termos muitos pontos em jogo ainda, afirmou. Ele ainda analisou a prova de Londrina. Durante a primeira parte da corrida eu vim chegando no Cacá. Na parada de boxes, ele deve ter tido algum problema e eu acabei passando durante a parada. Apesar de o Cacá ter saído muito perto de mim após minha troca de pneus, meu carro estava mais rápido e consegui abrir uma boa vantagem” disse o vencedor da etapa de Londrina.
Cacá Bueno reconheceu que o bom desempenho de Max e falou dos desafios na pista. Primeiramente tenho que parabenizar o Max pela bela corrida. Eu estava preocupado em largar por fora, porque aqui tem uma terra vermelha e a pista fica suja. Durante a largada o Duda estava bem lento e tive que dar uma freada para não tocar nele. Quando vi que o Duda deu um toque no acelerador, acelerei também e meu carro deu um pulo e fiz uma boa largada, considerou o piloto da Red Bull.
Perdemos a ponta da prova no pit stop, minha equipe teve um problema na troca da roda traseira esquerda e para completar meu carro perdeu a tração na minha saída dos boxes e eu acabei perdendo mais tempo. O segundo lugar é um bom resultado para o campeonato, mas não tão bom na disputa direta com Max, avaliou.
Duda falou que depois de perder a liderança teve problemas e passou a administrar o terceiro lugar. Na largada tentei acionar o push-to-pass, mas não funcionou direito, perdi um pouco de tempo. Durante a prova eu tinha um problema no pneu dianteiro direito que travava toda volta e perdia tempo com isso. Depois do pit-stop obrigatório, meu carro melhorou bastante e consegui manter um bom ritmo, e assim consegui pressionar um pouco o Cacá mas faltando cinco voltas para o final, meus pneus estava muito deteriorados e tive que começar a administrar minha posição, contou.
Confira o resultado da nona etapa da Stock Car:
1º) Max Wilson (Eurofarma RC/Chevrolet), 39 voltas, 48m54s438
2º) Cacá Bueno (Red Bull Racing/Peugeot), 48m56s418
3º) Duda Pamplona (Officer ProGP/Chevrolet), 48m58s888
4º) Júlio Campos (JF Racing/Peugeot), 49m13s284
5º) Giuliano Losacco (Flash Power Racing/Peugeot), 49m15s801
6º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC/Chevrolet), 49m16s988
7º) Luciano Burti (Itaipava Racing Team/Peugeot), 49m21s932
8º) Nonô Figueiredo (Cosan Mobil Super Racing/Chevrolet), 49m22s347
9º) Valdeno Brito (Cosan Mobil Super Racing/Chevrolet), 49m22s558
10º) Allam Khodair (Blau Full Time/Peugeot), 49m23s227
11º) Alceu Feldmann (RCM Motorsport/Peugeot), 49m36s751
12º) Popó Bueno (A.Mattheis Motorsport/Chevrolet), 49m38s999
13º) Antonio Pizzonia (Hot Car Competições/Chevrolet), 49m39s458
14º) Lico Kaesemodel (RCM Motorsport/Peugeot), 49m39s700
15º) Betinho Gresse (Hot Car Competições/Chevrolet), 49m50s913
16º) Felipe Maluhy (Officer ProGP/Chevrolet), 49m53s350
17º) Alan Hellmeister (JF Racing/Peugeot), 49m53s517
18º) Thiago Marques (A.M.G. Motorsports/Chevrolet), 49m57s445
19º) Antonio Jorge Neto (RZ Corinthians Motorsport/Chevrolet), 49m57s622
20º) Marcos Gomes (Blau Full Time/Peugeot), a volta
21º) Ricardo Zonta (RZ Corinthians Motorsport/Chevrolet), a 3 voltas
22º) Átila Abreu (A.M.G. Motorsports/Chevrolet), a 5 voltas
23º) Christian Fittipaldi (Gramacho Costa Comp./Chevrolet), a 6 voltas
24º) Ricardo Sperafico (Crystal Racing Team/Peugeot), a 7 voltas
25º) Rodrigo Sperafico (Mico´s Racing/Peugeot), a 9 voltas
26º) Daniel Serra (Red Bull Racing/Peugeot), a 12 voltas
27º) Thiago Camilo (Ipiranga Vogel Motorsport/Chevrolet), a 13 voltas
28º) Wilian Starostik (RC3 Bassani/Chevrolet), a 16 voltas
29º) Xandinho Negrão (A.Matheis Motorsport/Chevrolet), a 26 voltas
30º) Cláudio Ricci (Crystal Racing Team/Peugeot), a 29 voltas
31º) David Muffato (Itaipava Racing Team/Peugeot), a 36 voltas
32) Diego Nunes (RC3 Bassani/Peugeot), a 36 voltas