esportes@cascavelnews.com.br

Acontecerá de hoje até domingo o tradicional Festival de Velocidade de Goodwood, na Inglaterra. Além dos tradicionais desfiles, esta edição homenageará a McLaren, que completa 40 anos do seu primeiro título na Fórmula 1, em 1974, sob o comando de Emerson Fittipaldi, pilotando o famoso modelo M23 vermelho e branco.
A McLaren tornou-se, através do tempo, uma marca de muito prestígio e tradição no automobilismo. Em sua trajetória, já passaram pela equipe os pilotos mais experientes do mundo, como os brasileiros Emerson Fittipaldi e Ayrton Senna, juntamente de nomes como James Hunt, Alain Prost, Niki Lauda, Mika Häkkinen e Lewis Hamilton.
Além disso, a equipe será representada no festival por Jenson Button e outros carros que fazem parte da história da McLaren, como o MP4/2, do terceiro título de Niki Lauda em 1984, e o carro de 2011, o MP4-26.
Emerson Fittipaldi também dará três voltas de demonstração no dia 6 de julho, em Silverstone, para comemorar a 50ª edição do GP, juntamente com o feito de 40 anos do primeiro campeonato mundial em 1974.
“A McLaren significa muito para mim. Ganhamos o campeonato na primeira tentativa. Lembro-me como se fosse hoje da minha vitória no Grande Prêmio da Inglaterra em Silverstone no M23. Foi a primeira vez que o início de um Grand Prix utilizou um sistema luzes. A corrida foi muito disputada e graças a uma chuva típica de verão inglês me ajudou a ganhar a corrida. Eu vi as nuvens e usei meu conhecimento local para utilizar pneus de chuva mais cedo. Esta foi a minha última vitória na Fórmula 1, no mesmo circuito onde eu dirigi um F1 pela primeira vez. Silverstone é muito especial para mim”, relata o bicampeão Emerson Fittipaldi.