esportes@cascavelnews.com.br

A movimentação em Foz do Iguaçu, no Paraná, já começou. No domingo, a 1ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu será o evento central da cidade. Cerca de 600 atletas de 9 países – Brasil, Guiana Francesa, Inglaterra, França, Uruguay, Argentina Paraguay, México e Venezuela – estão confirmados para a competição, que terá como cenário as exuberantes Cataratas do Iguaçu. São ao todo 21.097 metros de percurso. Desses, 9 km são na Rodovia das Cataratas e 12 km dentro do Parque Nacional. E, por ser um patrimônio natural da humanidade e área de preservação ambiental, é que os organizadores se cercaram de cuidados para realizar pela primeira vez um evento esportivo deste porte dentro do parque. Uma das ações é a doação de 500 mudas de árvores nativas para serem plantadas dentro do Parque Nacional. “Não são apenas fábricas e carros que emitem gás carbono, nós, humanos também. E por isso, a doação de mudas. Elas são uma forma de compensação. Estamos neutralizando o carbono que será emitido pelos atletas”, explica Tadeu Natálio, presidente da Pro Correr e Diretor Geral da Prova.
Também foram passadas instruções aos competidores para que joguem os copos descartáveis de água que consumirem ao longo do trajeto no asfalto da estrada. Tal medida é para evitar que esses materiais sejam descartados para dentro da mata dificultando seu recolhimento. A Itaipu Nacional, uma das patrocinadoras, também providenciou um carro movido à energia elétrica para levar à frente dos competidores todos os equipamentos necessários para cronometragem da corrida. E, ainda, uma parceria com o GreenPeace reforçou o peso na defesa do meio ambiente. A ONG disponibilizou 4 quadriciclos que farão a varredura do trajeto, recolhendo copos de água descartados pelos atletas durante todo o percurso.
Trabalharão juntos na segurança do evento, contingente da Polícia Rodoviária Federal, Polícia Militar, Exército, Aeronáutica, Guarda Municipal, Marinha e Força Verde. A largada é às 8 horas no Hotel Mabu e Resort e a chegada no Porto Canoas prevista para às 10h30. Devido aos horários da competição, o Parque Nacional do Iguaçu será aberto ao público às 11 horas, quando o evento já estará encerrado. A 1ª Meia Maratona das Cataratas do Iguaçu é um evento do Parque Nacional do Iguaçu, da Cataratas S.A. e da Associação Pro Correr de Incentivo ao Esporte.

ALMIRANTE TAMANDARÉ – O evento também será uma das homenagens da Marinha Brasileira ao seu patrono Almirante Tamandaré, pelo seu bicentenário. O troféu, que será entregue aos três primeiros lugares de todas as categorias, leva o nome de “Troféu Bicentenário Almirante Tamandaré”. O primeiro, segundo e terceiro lugares da Categoria Geral Masculino e Feminino, também receberão premiação em dinheiro.