esportes@cascavelnews.com.br

Dos 14 mil corredores inscritos na Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro, que será disputada domingo, menos da metade representa o Estado fluminense. Cerca de 7.500 atletas são dos outros 24 estados e do Distrito Federal, segundo levantamento feito pela Yescom, organizadora da corrida, com base nas inscrições.
Só de São Paulo, estado com o maior número de competições e de corredores de rua do país, são esperados mais de 3.700 atletas, um número muito expressivo, ainda mais se levando em conta que a prova carioca tem 21.097 metros, distância que exige muita preparação e impõe dificuldades para os recém-iniciados.
“Prestamos assessoria esportiva para mais de 400 alunos, mas a maioria ainda não está pronta para o desafio de uma meia maratona. Se a prova tivesse corridas mais curtas na programação, como acontece na Maratona de São Paulo, certamente levaríamos mais de 120 atletas que estamos levando”, comenta o professor Luís Tavares, da Equipe de Corredores Tavares, de São Paulo.
Além dos 120 atletas treinados por ele, Tavares levará para o Rio de Janeiro outros 180 corredores que aproveitam a infra-estrutura montada pela equipe para viagens específicas para competições no Brasil e no Exterior. “Temos vários pacotes e assim procuramos facilitar a vida de todos, com reserva de hotel, transporte, traslados, treinos especiais e até city tours”.
Depois de São Paulo, os Estados com maiores representantes na prova, que terá largada em São Conrado e chegada no Aterro do Flamengo, são Minas Gerais, com mil corredores, Distrito Federal, com 704 e Espírito Santo, com 214.