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Passo Fundo, no norte do Rio Grande do Sul, vai receber no próximo sábado, a 4ª etapa do Campeonato Brasileiro e a segunda do Gaúcho de rali de velocidade. Será a segunda prova do ano para Milton Pagliosa e André Pagliosa, da equipe Comil Racing Team.
Uma prova que promete ser diferente para Milton e André. O piloto diz que a dupla irá competir sem a pressão de ter de andar na frente, pois já vê como bastante complicada qualquer chance de conquistar o título do nacional. “Não participamos do Rali de Itajaí no mês passado porque o carro não ficou pronto a tempo, e com isso perdemos pontuação e nos distanciamos dos pilotos que vão duelar pelo título”, destaca Milton.
A equipe vem trabalhando para deixar o Mitsubishi Lancer Evo IX pronto para a disputa do Rali de Passo Fundo. “Nossa intenção e se divertir, poder andar sem pressão e aumentar o espetáculo para o público que for assistir a prova”, frisa Milton.
A prova de Passo Fundo terá shakedown (treino final) na sexta-feira à tarde, dia 8. Depois no sábado, pela manhã os competidores fazem levantamento das especiais (trechos cronometrados) e a tarde partem para a corrida que terá três especiais, repetidas três vezes cada.
O parque de apoio da prova e toda estrutura do rali estarão concentrados junto a Universidade de Passo Fundo (UPF).

A PROVA – O Rali Nacional de Passo Fundo, como está sendo chamada a prova gaúcha, receberá a quarta etapa do Campeonato Brasileiro de Rali de Velocidade, e em paralelo, a segunda do Gaúcho. A expectativa é que mais de 20 carros estejam no grid de largada.
O parque de apoio, com toda a estrutura da prova, estará localizado junto a Univrsidade de Passo Fundo (UPF). No local o público poderá conferir também o trabalho das equipes, em cada Box.
Na sexta-feira, haverá o shakedown, um treino de ajuste para as equipes. Este treino será realizado em uma estação experimental dentro do próprio complexo da universidade. Começa às 15 horas.
No sábado, pela manhã, os competidores fazem o levantamento dos trechos por onde a prova passará. Neste ponto, os pilotos repassam aos navegadores todas as informações necessárias para fazer uma boa corrida, como graduações de curvas, retas e saltos. Cada trecho da estrada, de terra, é detalhado no levantamento.
A corrida começa às 11h30. Serão três especiais (trechos cronometrados) diferentes, repetidos três vezes durante o dia, totalizando mais de 80 quilômetros de trecho cronometrado.
No rali de velocidade, os carros largam de dois em dois minutos. Não há disputa lado a lado na pista. Vence que percorrer o percurso cronometrado, no menor tempo.
Passo Fundo vem realizando provas de rali de velocidade há três anos. Já recebeu uma prova nacional, em 2010, numa etapa da Copa Peugeot. A cidade também é conhecida no automobilismo pelas grandiosas provas de rali universitário e de regularidade.