A categoria Executive Graduados, reservada aos pilotos com mais de vinte anos de idade ao volante de micromonopostos equipados com motor de 125cc, refrigerados a água, fez sua estréia nas pistas no ultimo sábado, integrando a grade de programação da Copa São Paulo de Kart Granja Viana, o maior certame regional da modalidade no Brasil, reunindo em suas grelhas quase duzentos e cinqüenta pilotos.
Com potentes propulsores preparados pelo reconhecido mago dos motores Moa, front man da empresa de preparação paulista Moa Kart Motor A alternativa inteligente, os pilotos William Freire (Dolly/Mega Kart/Moa Kart Motor) e Julio Reis (Alcindo Racing/Dolly/Planet Kart/Moa Kart Motor/PPK) fizeram parte desse histórico grid inicial, dispostos a lutar pela vitória.
Na tomada de tempos classificatórios, a verdadeira kraftwerk preparada pela Moa Kart Motor que equipava o bólido de William Freire foi determinante para a conquista da pole position, com a marca de 48s369, para o traçado completo do circuito granjeiro. Já Julio Reis, único piloto de kart do mundo portador de deficiência física Reis é portador de surdez profunda – a chegar à categoria Graduado A (top da modalidade), ficou com a sétima posição de partida, em função de problemas de ajuste no carburador definido como único para a categoria.
Autorizada a largada da corrida, Freire manteve a liderança e tratou de impor forte ritmo, abrindo a cada volta maior vantagem para o segundo colocado. Reis acabou se envolvendo em um toque normal de corrida ainda na primeira passagem, caindo para a nona colocação, logo atrás de João Victor Porto, que passou a defender com habilidade o posicionamento, obstando as tentativas de ultrapassagem.
Após cumpridas metade das 21 voltas programadas para a competição, o chassis do kart de William Freire apresentou problemas em sua parte traseira, determinando brusca que de rendimento do líder da corrida. Mesmo assim Freire conseguiu manter um bom ritmo de prova, que resultou suficiente para garantir a vitória na primeira prova da categoria. Ricardo Molina, estreando o novo chassis Thunder ficou com a segunda colocação, após superar o piloto que originalmente ocupava esse posto e Julio Reis, na ultima volta da corrida, conseguiu superar Porto, para completar a prova na oitava colocação.
Pulverizando os cronômetros, a Moa Kart Motor fez sua estréia na Copa São Paulo de Kart Granja Viana com pole e vitória!
Confira o resultado oficial da Executive Graduados
1º) William Freire, com 21 voltas em 17m55s807
2º) Ricardo Molina, a 0s850
3º) Munir Aboissa, a 10s466
4º) Marcos Pereira, a 10s873
5º) Pedro Pavan, a 15s595
6º) Vicente Borges, a 17s720
7º) Rodrigo Balula, a 44s102
8º) Júlio Reis, a 1m08s331
9º) João Victor Porto, a 1 voltas
10º) Cesar Almeida, a 1 voltas
Pole Position: William, com 48s369
Melhor Volta: Ricardo Molina, com 49s062