esportes@cascavelnews.com.br

Morreu hoje pela manhã, em sua residência, no Rio de Janeiro, o jornalista Armando Nogueira. Armando tinha 83 anos e desde 2007 lutava contra um câncer do cérebro.
Considerado o poeta dos esportes, Armando Nogueira nasceu em Xapuri, no Acre, e se mudou para o Rio de Janeiro aos 17 anos, onde estudou Direito. Ele iniciou a carreira de jornalista em 1950, na editoria de esportes do Diário Carioca, onde trabalhou por 13 anos. Foi repórter, redator e colunista. Em 1965, com a criação da Rede Globo, Armando Nogueira assumiu a chefia de jornalismo, sendo responsável pela criação de telejornais como Jornal Nacional, Globo Repórter, e além de toda a programação esportiva da emissora, quando todos achavam que esporte não combinava com televisão. Armando cobriu 15 Copa do Mundo e sete Olimpíadas.
Entre os legados que Armando Nogueira deixa para os jornalistas está o que dizia que é possível fazer jornalismo esportivo de qualidade sem deixar de lado a língua portuguesa, ou seja, é possível falar de esporte e ensinar português.