esportes@cascavelnews.com.br

Se o automobilismo fosse estudado como uma ciência, decerto passaria longe do ramo das exatas, afinal não é a simples soma de fatores que indicam os resultados e não raro o personagem “Imponderável da Silva” entra em cena com protagonista dos atos.
Líder da tabela de pontos do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart, contando com um chassis de primeiríssima linha, o incansável trabalho de uma das equipes mais competentes dos kartismo nacional, motores do preparador que vem sendo chamado de “Havaianas Star”, em razão de ser aquele que todos os astros da modalidade tem à disposição e, ainda, em grande fase de pilotagem, o kartista paulista Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/KartZoom) chegou ao Kartódromo Arena Sapiens, em Florianópolis (SC) pronto para reprisar suas grandes atuações e buscar ampliar a dianteira na luta pelo titulo da categoria Junior Menor.
Os treinos tiveram inicio na quarta-feira (12/05) e com exceção da primeira pratica oficial – quando conquistou o segundo tempo mais rápido -, Giuliano Raucci foi o mais rápido de todos os treinamentos e, disparado, o favorito à conquista da pole position para a primeira das duas corridas no final de semana.
Confiante, o Dollynho – como é conhecido nas pistas o piloto – partiu para o “qualifyng” decidido a manter a escrita dos demais treinos realizados, mas, misteriosamente, seu bólido “andou para trás” e a boa vantagem que tinha sobre os demais oponentes nos tempos de volta realizados não se repetiu e somente levando seu kart “no braço” é que conseguiu garantir a terceira posição no grid de largada, quase meio segundo mais lento do que havia sido nos dias anteriores.
Nas poucas horas que separaram a tomada de tempos classificatórios da corrida de sábado (15/05), o micromonoposto de Giuliano Raucci foi totalmente revisado, na busca da identificação da repentina queda de desempenho. Mas nada foi encontrado. Autorizada a largada da primeira bateria, a queda de rendimento mostrou-se clara de imediato, já que o Dollynho acabou perdendo mais três posições na longa reta dos boxes até o contorno da primeira curva do circuito, mas conseguiu recuperar-se no seletivo “miolo” do traçado e fechar a primeira passagem ocupando a quarta colocação, na cola de Yukio Duzanowski, o terceiro colocado.
O combate era intenso, mas o menor rendimento não permitia a Giuliano a conquista da posição, já que nas retas a desvantagem de desempenho era nítida. Quase na metade da prova Giuliano arriscou, fazendo a ultrapassagem na fechada saída de uma seqüência de curvas do traçado catarinense, assumindo o terceiro posto, mas sem qualquer possibilidade de tentar reduzir a distancia do o separava dos dois lideres da prova, justamente os dois pilotos que buscaram na tomada de tempos ficarem próximos de Giuliano, para utilizarem sua tocada como referencia de conquista de boas marcas.
Ao final das longas 24 volta de corrida, Giuliano Raucci cruzou a linha de chegada na terceira colocação, mas quase três segundos após os vencedores da corrida.
“Tivemos um dia difícil hoje, com acentuada perda de rendimento no kart. Mas o Giuliano conseguiu superar parte dessa dificuldade e conseguiu levar o kart nas costas e chegar em terceiro. Vamos virar a noite desmontando e checando cada milímetro de cada peça do kart para tentar identificar a causa desse problema”, esclareceu Victor Chiarella, chefe da equipe KartZoom ao termino da bateria de sábado.
Após uma noite de intenso trabalho foi determinada a causa da falta rendimento. A “culpada” era do ajuste na carburação do motor do kart de Giuliano Raucci, que acreditava-se ter sido sanada. Partindo novamente da terceira posição, Raucci fez uma largada magistral e fechou a primeira passagem em segundo, pressionando o líder da corrida. Na volta seguinte já era o líder, com bom desempenho que lhe permitia manter a dianteira até o final da prova.
Todavia, duas voltas depois o propulsor repentinamente voltou a perder rendimento e Raucci foi superado por três concorrentes, caindo para a quarta posição. Na passagem seguinte perdeu mais dois postos e na sétima volta de corrida mais uma colocação, caindo para a sétima colocação. Sem desistir nunca, Giuliano tentava recuperação e embora tenha por algumas voltas recuperado o sexto posto, o desempenho inferior não lhe permitiu manter sequer a sexta posição, caindo novamente para a sétima colocação.
O “Imponderável da Silva” entrara novamente em cena e o fraco desempenho apresentado pelo motor nas duas corridas da segunda etapa do Campeonato Sul-Brasileiro de Kart tornou-se o vilão para Giuliano Raucci, que com a sétima colocação final não conseguiu manter a liderança da Junior Menor no campeonato, caindo para o quarto posto da tabela de pontos.
“Foi uma pena. Estávamos muito rápidos em todos os treinos, mas nas corridas o rendimento foi pior, muito pior, e acabamos não conquistando bons resultados. Temos certeza que o Giuliano não desaprendeu pilotar da noite de sexta-feira para o sábado e se não conseguiu dar voltas no mesmo ritmo veloz que tirava o sono dos concorrentes foi porque o motor não permitiu. Isso faz parte do automobilismo e vamos torcer por melhor sorte nas finais em Pato Branco”, lamentou Chiarella.
No próximo sábado (29/05) Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ULV/KartZoom) volta às disputas do certame que o revelou para o mundo da velocidade, já que a Copa São Paulo de Kart Granja Viana realizará sua terceira rodada da temporada 2010 em seu palco fixo, o Kartódromo Internacional Granja Viana.
Envolvido em acidentes de corridas nas duas rodadas anteriores, Giuliano quer voltar ao alto do pódio e continuar sua preparação para o Campeonato Brasileiro de Kart, que será disputado no próximo mês de julho em Volta Redonda (RJ).

Confira os resultados da Júnior Menor na 2ª etapa do Sul-Brasileiro
Primeira Bateria:
1º) Rafael Martins, com 24 voltas em 21m46s283
2º) Mauro Auricchio, a 0s340
3º) Giuliano Raucci (Refrigerantes Dolly/ ULV/ KartZoom), a 2s756
4º) Mitsui Duzanowski, a 5s356
5º) João Vieira, a 6s188
6º) Marcos Vieira, a 7s294
7º) Bruna Tomaselli, a 11s712
8º) Sandro Thome Jr, a 14s920
9º) Leonardo Gimenez, a 15s613
10º) Matheus Leist, a 36s163
11º) Victor Matzenbacker, a 41s341
12º) Mateus Zardo, a 48s906
Pole Position: Rafael Martins, com 53s748

Segunda Bateria:
1º) Rafael Martins, com 25 voltas em 22m39s313
2º) Marcos Vieira, a 0s622
3º) Victor Matzenbacker, a 3s432
4º) Mitsui Duzanowski, a 4s343
5º) Matheus Leist, a 6s660
6º) Mauro Auricchio, a 6s845
7º) Giuliano Raucci, a 12s566
8º) Bruna Tomaselli, a 28s064
9º) Mateus Zardo, a 32s617
10º) João Vieira, a 3 voltas
11º) Sandro Thome Jr, a 4 voltas
12º) Leonardo Gimenez, a 20 voltas

Confira a classificação da Júnior Menor após duas etapas
1º) Rafael Martins (SP), com 46 pontos
2º) Marcos Vieira (TO), 35
3º) Victor Matzenbacker (RS), 32
4º) Giuliano Raucci (SP), 30
5º) Matheus Leist (RS), 29
6º) Mauro Auricchio (SP), 26
7º) Mitsui Duzanowski (SC), 22
8º) Bruna Tomaselli (SC), 17
9º) João Vieira (TO), 14
10º) Sandro Thomé Júnior (RS), 8
11º) Mateus Zardo (SC), 8
12º) Léo Gimenes (SP), com 3 pontos