As provas que compuseram a terceira etapa do Campeonato Paranaense de Motovelocidade, hoje no Autódromo Internacional de Cascavel, foram marcadas por disputas acirradas e vários acidentes. Com três largadas, que contemplaram as cinco categorias em disputa, o evento promovido e organizado pela Força Livre que dividiu programação com o Paranaense de Marcas & Pilotos arrancou aplausos do público.
A primeira prova do dia foi a das 500cc, que teve de ser interrompida com bandeira vermelha na terceira volta por conta do acidente por conta do acidente de Ângelo Abrahão na curva do Bacião. Carlos Gabriel de Medeiros havia tomado a liderança do pole Ruan Burdino e, dada a relargada, manteve a vantagem até a última volta. Burdino relargou dos boxes como punição pela manutenção dada por sua equipe à moto durante a paralisação e terminou em segundo.
A prova das categorias Street Bike e Pró Street Bike foi marcada pelo alto número de trocas de posição. Na classe Pró, Rafael Leão venceu após suportar a pressão de Júlio Cezar Vieira nas seis voltas finais. O pole Ricardo Nicolau teve problemas na moto e manteve-se na pista apenas para completar o número de voltas que lhe deu direito a pontos. Foi quinto, atrás também de Júnior Barbosa e de Marcelo Tsuchima, terceiro e quarto, respectivamente.
Na classe Street Bike, que compôs o mesmo grid, os primos catarinenses Giovane e Anderson Mocelin repetiram a dobradinha que conquistaram na etapa cascavelense de 2007. Giovane chegou à vitória após empreender uma notável corrida de recuperação caiu para o fim do pelotão logo na segunda volta, efeito de uma tentativa de dupla ultrapassagem na curva Seis, e recuperou uma a uma todas as posições que perdeu quando saiu da pista.
As categorias Superbike e Supersport, que haviam aberto a programação de corridas na tarde de sábado (26), também tiveram uma interrupção da prova deste domingo com bandeira vermelha. Cidalgo Chinasso caiu na saída do S e teve sua moto atingida pela de Ademilson Peixer. Ilesos, os dois abandonaram. Após poucos segundos, no mesmo local, Ricardo Kastropil sofreu uma queda, mas voltou ao grid para participar da relargada.
O esforço de Kastropil foi recompensado com o segundo lugar na corrida, em que a vitória de Gilberto Silva Júnior foi o principal destaque. Ele largou do fim do grid, conseqüência de seu abandono na corrida de sábado, e já era terceiro no momento do acidente que paralisou a prova. Momentos antes da relargada, seu motor desligou-se e ele ficou em último, bastante atrás do restante do pelotão. Em terceiro na corrida ficou Antonio Estevam Bertolucci.
Foi a primeira corrida do ano em que a vitória não foi de Chinasso, ainda líder da competição ele havia vencido no sábado. Na classe Supersport, a prova marcou a primeira vitória de Geomar Milani na competição. Ele foi pressionado por Antônio Mika Soares nas voltas finais e a difrerença entre os dois à bandeirada final foi de pouco mais de dois décimos de segundo. Jaime Pereira, vencedor da corrida de sábado, ficou com o terceiro lugar.
Os resultados das provas disputadas neste domingo pela terceira etapa do Paranaense de Motovelocidade em cada categoria foram os seguintes:
Resultado da catgoria Superbike, 16 voltas
1º) Gilberto Silva Júnior, 20m33s749
2º) Ricardo Kastropil, a 16s688
3º) Antônio Estevam Bertolucci, a 36s027
4º) Paulo Cezar Waidzick, a 1m05s753
NÃO COMPLETOU
Cidalgo Chinasso, a 14 voltas
Resutlado da categoria Supersport, 16 voltas
1º) Giomar Milani, 21m07s796
2º) Antônio Mika Soares, a 0s237
3º) Jaime Pereira, a 17s153
4º) Dickson Rosa, a 22s232
NÃO COMPLETARAM
Ademilson Peixer, a 14 voltas
Vilmar Alves, a 14 voltas
Resultado da Pró Street Bike, 24 voltas
1º) Rafael Leão, 28m11s249
2º) Júlio Cezar Vieira, a 0s328
3º) Júnior Barbosa, a 32s968
4º) Marcelo Tsuchima, a 1 volta
5º) Ricardo Nicolau, a 4 voltas
Confira o resultado da categoria Street Bike, 24 voltas
1º) Giovane Mocelin, 29m00s772
2º) Anderson Mocelin, a 9s764
3º) Luciano Fracaro, a 11s498
4º) Edson Ferreira, a 21s352
5º) Rodrigo Vanzo, a 1 volta
6º) Flávio Mancini, a 1 volta
7º) Rodrigo Lourenço, a 2 voltas
NÃO COMPLETOU
Márcio Baldi, a 24 voltas
Resultado da categoria 500cc, 19 voltas
1º) Carlos Gabriel Medeiros, 25m49s886
2º) Ruan Burdino, a 3s592
3º) Érico Riggo Maison, a 13s680
4º) Delano Soares, a 17s890
5º) Marcel Soldan, a 1 volta
6º) Wadih Nagibe, a 5 voltas
NÃO COMPLETOU
Ângelo Abrahão, a 17 voltas