esportes@cascavelnews.com.br

FRAIBURGO (SC) – As mulheres serão atrações do GP Vipal do Arrancadão de Tratores, que será disputado sábado e domingo (dias 9 e 10/9), no Parque da Maçã, em Fraiburgo, Santa Catarina, abrindo a temporada 2006 da categoria. As pilotos Irani Moreira “Nica” Kreutz e Darli Drisner, ambas de Maripá, no Oeste do Paraná, enfrentarão os “marmanjos” e prometem surpresas.
Irani Kreutz, de 38 anos, defenderá a equipe Penélope Charmosa. Ela chega a Fraiburgo motivada com seu trator, principalmente porque a partir de agora passará a usar o câmbio seqüencial. “Sofremos muito com o câmbio cruzado. Os testes com o câmbio seqüencial mostraram que ele é confiável. Também teremos novos ajustes no motor e um novo visual no trator. Temos grandes chances de surpreender os homens”, afirma Nica.
A outra defensora do “sexo frágil” será Darli Drisner, de 31 anos, que estará estreando na categoria, embora já venha acelerando no Tratoródromo de Maripá a mais de um ano, em ritmo de testes.
Darli irá defender as cores da equipe Cobra Cascavel e sua performance nos primeiros testes agradou a direção da escuderia. “Tivemos boa adaptação ao trator e os primeiros testes mostraram que seremos competitiva”, afirma Darli.
Programação
A programação para o GP Vipal de Fraiburgo começa sábado, com a realização das provas noturnas.
As inscrições serão das 12 às 15 horas; a vistoria técnica das 13 às 16h30; e das 15 às 16h20 o público poderá visitar os boxes e ver de perto os tratores mais velozes do Brasil. Os treinos serão das 16h30 às 17h50, ao passo que às 18 horas acontecerá a reunião da direção de prova com os pilotos. Às 18h30 começam as competições com a realização de três baterias. Ás 20 horas, está previsto o desfile de abertura, enquanto que às 21h30 encerram-se as disputas. A partir das 23h30 a Banda Fred Lee comenda a festa com um show musical.
No domingo serão realizadas mais três baterias classificatórias, semifinal e final. A programação começa com as inscrições das 8 às 9h30; vistoria técnica das 8 às 9h30; treinos livres das 9 às 10h20, reunião da direção de prova com os pilotos às 10h40. A largada das baterias classificatórias estão marcas para às 11 horas; das 12h30 às 13h30, intervalo para almoço; das 12h30 às 13h20, visita do público aos boxes; 15 horas, desfile de abertura; 16 horas, semifinal; 17 horas, final e 17h30, encerramento com a premiação os vencedores.
Manobras radicais
Nos Intervalos de cada bateria serão realizados shows com tratores e chevettes. Serão manobras radicais, zerinhos e muitas outras, jamais imaginadas que pudessem ser feitas com tratores. Nestes intervalos também serão distribuídos brindes ao público.
Além das competições, também serão realizados concursos de trator mais novo, trator mais velho, trator mais equipado, premiando os três primeiros colocados. No domingo também haverá uma Tratorata (passeata), saindo às 9h30 do Posto da Macã, indo até o local das arrancadas de tratores no Parque da Macã.
Temporada 2006
Além de Fraiburgo, a temporada 2006 terá mais dois GPs. O segundo GP do ano está marcado para os dias 7 e 8 de outubro, em Não Me Toque, no Rio Grande do Sul, enquanto que Maripá, na região Oeste do Paraná, encerra a temporada nos dias 11 e 12 de novembro. O GP de Maripá será válido pelo 4º Campeonato Brasileiro de Arrancada de Tratores.
O Arrancadão de Tratores é promovido e organizado pela HSJ Desenvolvimento, com patrocínio da Vipal e Firestone.