A sexta temporada do WTCC – Mundial de Carros de Turismo terá 20 carros na rodada dupla de abertura nos próximos dias 6 e 7 de março no Autódromo Internacional de Curitiba, em Pinhais. Os organizadores divulgaram a lista oficial, sem esconder a satisfação com o tamanho do grid numa época em que o automobilismo continua ressentindo-se dos efeitos da crise financeira mundial. O paranaense Augusto Farfus, com um BMW 320si da equipe oficial da fábrica alemã, continuará sendo o único representante brasileiro.
Além dos pilotos de 15 nacionalidades diferentes, os promotores contam com a adesão de outras equipes em corridas selecionadas, que devem ampliar também o atual número de fabricantes – SEAT, BMW e Chevrolet. Apesar da saída da SEAT, campeã por equipes e pilotos no ano passado com o italiano Gabriele Tarquini, a casa espanhola será defendida por sete modelos León de times independentes. Mais velho campeão da história dos campeonatos organizados pela FIA – alcançou seu primeiro título no WTCC aos 47 anos -, Tarquini correrá pela SR Sport ao lado do português Tiago Monteiro, do holandês Tom Coronel e do espanhol Jordi Gene.
Estamos orgulhosos por ter conseguido manter um grid altamente qualificado nestes tempos economicamente desafiadores, comemorou Marcello Lotti, gerente geral da KSO, empresa organizadora da categoria. A maior parte dos pilotos e equipes permaneceu conosco, o que garante a manutenção do crescimento do campeonato, acrescentou. Temos de agradecer à Chevrolet e à BMW por renovarem seu compromisso como equipes de fábrica. E não podemos esquecer a SEAT, que embora não esteja mais presente como time oficial está fazendo grande esforço para garantir o necessário suporte técnico às equipes particulares.
Companheiro de equipe de Felipe Massa em 2000 na Fórmula Renault italiana, série que venceria no seguinte à conquista do astro da Ferrari, Augusto Farfus terá a responsabilidade de defender o prestígio da BMW ao lado do britânico Andy Priaulx. A marca alemã reduziu seu investimento no WTCC e baixou a quantidade de carros oficiais de cinco para dois. Priaulx foi tricampeão de 2005 a 2007, enquanto Farfus ainda persegue um título inédito. Em 2009, brigou pela possibilidade até à última etapa, mas fechou na 3ª colocação com o maior número de vitórias no campeonato.
A lista para o GP de Curitiba é esta:
1 – Gabriele Tarquini (SR Sport), SEAT León TDi
2 – Tom Coronel (SR Sport), SEAT León TDi
3 – Tiago Monteiro (SR Sport), SEAT León TDi
4 – Jordi Gene (SR Sport), SEAT León TDi
5 – Norbert Michelisz (Zengo-Dension), SEAT León TDi
6 – Yvan Muller (Chevrolet), Chevrolet Cruze
7 – Rob Huff (Chevrolet), Chevrolet Cruze
8 – Alain Menu (Chevrolet), Chevrolet Cruze
10 – Augusto Farfus (BMW), BMW 320si
11 – Andy Priaulx (BMW), BMW 320si
15 – Franz Engstler (Team Engstler), BMW 320si
16 – Andrei Romanov (Team Engstler), BMW 320si
17 – Michel Nykjaer (Sunred), SEAT León TDi
19 – Harry Vaulkhard (Bamboo), Chevrolet Lacetti
20 – Darryl (OYoung (Bamboo, Chevrolet Lacetti
21 – Mehdi Bennani (Wiechers-Sport), BMW 320si
23 – Marin Colak (Colak Racing), SEAT León
24 – Kristian Poulsen (Poulsen Motorsport), BMW 320si
25 – Sergio Hernandez (Proteam Motorsport), BMW 320si
26 – Stefano DAste (Proteam Motorsport), BMW 320si