Imbituba – A reunião anual da International Freeride Watercraft Association (IFWA), entidade que regulamenta o freeride (manobras de jet ski em ondas), realizada durante a quarta e última etapa do circuito mundial, o 8° Jet Waves, ontem, em Imbituba, Santa Catarina, definiu um novo formato para as baterias do campeonato de 2007.
Segundo o presidente da entidade, Marcelo Tchello Brandão, a alteração no formato das baterias foi pensada para que a classificação seja mais justa. As baterias serão eliminatórias, homem a homem, agilizando a divulgação dos resultados para que o público acompanhe de maneira mais fácil as disputas, explica Brandão.
Este novo formato será posto à prova durante as finais do 8º Jet Waves, válido pela quarta etapa do Campeonato Mundial, neste domingo, na Praia da Vila, em Imbituba, Santa Catarina.
Foi definido também o calendário do circuito mundial. Em 2007 serão cinco etapas iniciando com a fase européia em abril com três etapas seguidas começando em Portugal, passando pela Espanha e finalizando na França. A quarta etapa acontece em agosto nos EUA fechando o campeonato em novembro no Brasil.
Luis Fragoso, vice-presidente da IFWA, salienta que dentro do campeonato mundial poderão acontecer provas extras. Alguns países tem intenção de sediar etapas do campeonato. Inicialmente fechamos as cinco etapas, mas nada impede que aconteçam outras provas, diz Fragoso.
Finalizando o ano de 2006, acontece em dezembro o lançamento do Campeonato Brasileiro de Freeride 2007, nos dias 16 e 17, em Guarujá, São Paulo.
O 8º Jet Waves acontece sob supervisão da IFWA e da Federação Motoaquática do Estado de Santa Catarina (FEMOAESC). O evento é patrocinado pela Malwee e pela Yamaha com apoio do Governo de Santa Catarina, da Prefeitura de Imbituba e da ProNáutica Jet Ski.