esportes@cascavelnews.com.br

Aos 14 anos, a atleta da Associação Atlética Comercial/Farmácias Estrela/Semel, Ana Carolina Lucietto, é uma prova de que, de fato, “há males que vêm para o bem”. Apesar de ter começado no esporte por indicação médica, devido a problemas respiratórios, com apenas cinco anos de idade, a natação se tornou uma grande paixão na vida da adolescente. Sua mais recente conquista, no último dia 10, é fruto da participação no Torneio Regional Oeste, em Foz do Iguaçu, de onde trouxe mais quatro medalhas de ouro e atingiu os índices necessários para disputar os Jogos da Juventude.
A nadadora coleciona títulos e já nadou inclusive fora do País. A Copa Sul-Americana, da qual foi finalista, e os Jogos Escolares 2010, onde foi recordista, são apenas algumas das competições em que Ana se destacou. Seus maiores incentivadores, além dos pais Moacir e Lorena Lucietto, são os professores Waldirene Stachelski – com quem Ana começou na natação – e Rui Cezar Comin – seu atual técnico. Mesmo com a rotina puxada de treino, a nadadora, que cursa o 1º ano do Ensino Médio, gosta muito de ler nas horas vagas.
Ana se prepara agora para os Jogos da Juventude, que acontecem em outubro. “A preparação inclui muito treino e dedicação, para estar com a melhor forma possível neste período”, afirma a atleta. Antes disso, ela viaja a Mococa, no interior de São Paulo, onde disputa o Campeonato Interfederativo no final deste mês.