esportes@cascavelnews.com.br

O ano de 2009 ficará marcado pelas muitas conquistas da equipe de Natação da Associação Atlética Comercial/Farmácias Estrela/Semel. Nas 14 competições em que participaram, os atletas conquistaram 369 medalhas: 120 de ouro, 105 de prata e 144 de bronze, média superior a uma medalha por dia.
Outras vitórias, que não as do pódio, aconteceram no cronômetro. Alguns nadadores conseguiram quebrar recordes estaduais e todos eles melhoraram as suas marcas pessoais. “Temos muito a comemorar por tudo o que vivemos nesse ano. Embora a Natação seja um esporte individual, o espírito de coletividade é o nosso ponto forte”, salienta a professora de Natação do Comercial, Waldirene Stachelski.
Nos Jogos Oficiais, a equipe Comercial/Farmácias Estrela/Semel também obteve bons resultados. Por ter sido campeã geral dos Jogos Abertos do Paraná (Japs) no ano passado, a seleção de Cascavel, composta por atletas do Comercial, representou o Estado nos Jogos Abertos Brasileiros (Jabs) realizados no mês de maio em Maringá e obteve a 3ª colocação geral no Masculino e a 6ª posição no Feminino.
Outra participação de atletas do clube em competições nacionais ocorreu em setembro, em Poços de Caldas (MG). Por ter conquistado duas medalhas de ouro nos Jogos Colegiais do Paraná (Jocops), a atleta Ana Carolina Lucietto representou o Paraná nos Olimpíadas Escolares para atletas com idade entre 12 e 14 anos. Além disso, Ana Carolina ficou entre as dez primeiras colocadas no Campeonato Brasileiro Infantil, realizado em Vitória (ES) no mês de novembro.
Nas competições de âmbito estadual, os nadadores do clube colocaram Cascavel entre os melhores do estado. Nos Jogos da Juventude do Paraná (Jojups), que aconteceram em Umuarama entre o final de setembro e o início de outubro, o município ficou em 2º lugar no Feminino e na 7ª colocação geral no Masculino.
Nos Jogos Abertos do Paraná (Japs), realizados entre o final de outubro e o início de novembro em Francisco Beltrão, a seleção do Município alcançou a 3ª colocação no Masculino e o 4º lugar no Feminino. “Tendo em vista que não contratamos ninguém de fora, estes resultados foram satisfatórios. Não conseguimos o título, mas estamos tranquilos, pois cumprimos o nosso dever de representar bem Cascavel”, avalia o técnico da equipe, professor Rui Comin.

PAIS E FILHOS – Além da ótima estrutura física e humana da Associação Atlética Comercial, outro fator que colabora para os bons resultados dos nadadores é a ajuda dos pais. Norteados pela Comissão de Natação, eventos são promovidos para arrecadar fundos que servirão para cobrir despesas com inscrições, transporte, alimentação e hospedagem dos atletas em competições.
Um exemplo da dedicação dos pais é a organização dos Chás-Bingos. Nas duas edições que aconteceram em 2009, nos meses de maio e outubro, a comunidade compareceu em peso ao evento.