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O torcedor erechinense, apaixonado por rali de velocidade, poderá conferir na edição 2011 do Rali Internacional de Erechim, novamente o navegador Hugo Tomas em ação, na cidade gaúcha. O paraguaio foi o primeiro a vencer uma etapa do Campeonato Sul-americano disputada na cidade. Tomas competiu em 2002 ao lado do piloto argentino Carlos Malarczuk, na então categoria A8.
Venceu a prova no geral. Dez anos depois ele volta a competir em Erechim, desta vez ao lado do piloto Diego Yaluk, também do Paraguai. Eles competem na categoria Classe 3 (antiga N4), a bordo de um Mitsubishi Lancer. E a dupla promete empenho para bom resultado no Rally de Erechim, que acontecerá entre os dias 5 e 8 de maio.
Para o navegador, voltara a competir em Erechim é um desafio. “Vou estar com um piloto bastante experiente, porém com poucas provas em um carro 4×4. Isso também não quer dizer que vamos andar na frente. O pessoal em Erechim está acostumado a me ver em um carro de ponta com o Malarczuk. O que posso garantir é que com Yaluk também faremos o possível para andar na frente”, frisa Hugo Tomas.
“Para mim seria um orgulho muito grande voltar a andar entre os primeiros em Erechim, cidade que gosto muito, sua gente, pela maneira que nos recebem cada vez que lá estamos”, destaca Tomas. Para ele, Erechim mostra por si só a importância em estar no calendário do Campeonato Sul-americano. “Os comentários dos pilotos mais importantes da modalidade destacam muito bem esta prova. É um rali muito bem organizado. Tem uma segurança muito boa, como nunca houve antes em uma prova no Brasil. E digo porque corri em outra prova brasileira por muitos anos”, acrescenta Tomas. Ele acredita ainda que Erechim, juntamente com Encarnacion no Paraguai e Punta Del Este no Uruguai, se tornarão provas com um futuro muito promissor e sempre no calendário do Sul-americano.
Tomas acrescenta ainda que o Campeonato organizado este ano pela Codasur, Confederação Sul-americana de Automobilismo, vem para ser um dos melhores dos últimos anos e sua expectativa é muito boa com a temporada 2011. “Este formato já havíamos proposto junto com o Malarczuk, fazer menos etapas com mais qualidade, isso lá em 2003. Neste caso há três provas num raio de 500 quilômetros o que é o ideal para a maioria dos competidores. Foi por isso que Encarnación (cidade que recebeu a abertura do Sul-americano este ano), recebeu 23 estrangeiros, um recorde nos últimos 20 anos”, encerra Tomas.