O cascavelense Nilceu Aparecido Santos, da equipe Scott/Marcondes César/Fadenp/São José dos Campos, faturou o título da VI Copa da República de Ciclismo. Na manhã de hoje ele completou as 13 voltas do circuito de 1,8 km montado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte (MG), com o tempo de 31m57s, em prova muito equilibrada e definida nos 300 metros finais. A prova feminina teve, novamente, a família Fernandes no topo do pódio, com a conquista de Márcia Fernandes Silva, representando a equipe Clube Fernandes de Ciclismo. A atleta natural de Goiânia fez as sete voltas em 21m08s858. Os vencedores ganharam R$ 3 mil cada.
Nilceu Aparecido Santos brigou a cada volta pela liderança, e sempre esteve entre os primeiros. O ciclista de Cascavel contou com o apoio de sua equipe para conquistar o bom resultado hoje. Sob um clima ameno, com temperatura na casa dos 23 graus, o melhor do ciclismo nacional deu um show na Praça da Liberdade, no centro da capital mineira.
Nilceu ficou muito feliz e satisfeito com a conquista de hoje. A prova foi muito rápida e exigiu muita técnica, com curvas perigosas. Quase no meio da prova percebi que podia brigar pelas primeiras posições, mas só alcancei o resultado pelo trabalho da equipe, que foi fundamental e sem eles não teria como chegar a esta vitória, comemorou o atleta da equipe Scott/Marcondes, reconhecendo o desempenho do grupo. Com o resultado deste domingo, Nilceu assumiu a liderança do ranking nacional.
Família Fernandes brilha
A tradicional família Fernandes, nome forte no ciclismo feminino nacional, brilhou novamente. Desta vez, a responsável pelo topo do pódio foi a mais nova representante da família. Márcia Fernandes Silva, de apenas 16 anos, que disputou pela segunda vez a Copa da República, ficou com o título. A primeira participação dela foi em 2005 em disputa realizada na capital federal. Na ocasião, a atleta de Goiânia ficou em quinto lugar.
Agora, dois anos mais tarde, com apenas 16 anos, a jovem brigou fortemente pela primeira posição e conquistou o topo do pódio, completando as sete voltas com o tempo de 21m08s. Feliz e um pouco tímida, Márcia comentou o resultado. Fiquei feliz e surpresa com esta vitória declarou a atleta que embarca em março do ano que vem para a Itália com o objetivo de realizar treinos para se aprimorar.
Uênia Fernandes de Souza, prima de Márcia, que garantiu o segundo lugar, analisou o trabalho do grupo, em favor da primeira colocada. Nosso objetivo era que uma de nós chegasse em primeiro, e como ela vinha bem, fizemos a estratégia para ela, o importante é que o título ficou em casa, enfatizou Uênia, um dos principais nomes da família.
Confira os cinco primeiros
1º) Nilceu Aparecido Santos (Scott/São José dos Campos), 31m57s
2º) Francisco Ramon Chamorro (Cesc/São Caetano), 31m57s
3º) Daniel Valter Rugissem (Scott/São José dos Campos), 31m57s
4º) Raphael Henrique M. Serpa (PM Santana de Parnaíba), 31m57s
5º) Fabiele dos Santos Mota (Sales Supermercados/ Barbacena), 31m57s
Confira o resultado do feminino
1º) Márcia Fernandes Silva (Clube Fernandes de Ciclismo), 21m08s858
2º) Uênia Fernandes de Souza (Clube Fernandes de Ciclismo), 21m08s950
3º) Clemilda Fernandes Silva (Clube Fernandes de Ciclismo), 21m12s904
4º) Janildes Fernandes Silva (Avulso), 21m12s929
5º) Débora Cristina Gerhard (Scott/Marcondes), 21m13s394