esportes@cascavelnews.com.br

O voleibol feminino da Região Oeste tem encontro marcado a partir deste amanhã, em Marechal Cândido Rondon. Nove equipes disputam a Copa Integração Infanto Juvenil, que servirá como preparação para os Jogos da Juventude do Paraná e Estadual da categoria.
No grupo A estão: Alfa/Medianeira/Grandinox, Prefeitura de Foz do Iguaçu/Meeting eventos/Academia Anathon, Prefeitura de Santa Helena e Auxiliadora/Marista/Cascavel. No grupo B estão: Prefeitura de Formosa do Oeste/Procade, Colégio Martin Luther/Tecsoft/Marechal Cândido Rondon, Colégio Integrado/C. Piacentini/Campo Mourão e Assis Chateaubriand/Aquarela/Salão do Branco.
O primeiro dia disputas terá oito jogos no Ginásio de Esportes da Vila Gaúcha. Santa Helena e Cascavel, que faz sua estréia na competição, abrem a rodada às 9 horas da manhã. No segundo jogo, Assis Chateaubriand que ficou ausente por dois anos, enfrenta Campo Mourão. A equipe da casa entra em quadra às 11h para enfrentar Toledo, que estréia a nova técnica Rose Cristina. Medianeira que vai defender o título da temporada joga ao meio dia contra Foz do Iguaçu. Cada equipe faz duas partidas.
No domingo acontecem mais dois jogos cada para definir os cruzamentos. A decisão está marcada para as 14 horas de segunda-feira.

TRADIÇÃO – A Copa Integração, criada ha nove anos numa idéia que surgiu de alguns técnicos, entre eles Ricardo Echelmeier, de Toledo e Joel Oliveira, de Santa Helena, nasceu com a principal meta de preparar as equipes para as competições do Estado, principalmente os Jogos da Juventude. Seu formato original era de oito equipes, mas a partir da edição de 2005 passou a contar 10 equipes. Adentrou Marechal Cândido Rondon, do técnico Claudemiro dos Santos e Cascavel, com a equipe da Fag, que permaneceu por dois anos apenas.
Em 2006, São Miguel do Iguaçu foi suspensa por não cumprir o regulamento e apenas nove equipes terminaram a competição. Em 2007, Nova Aurora, também se ausentou, bem como a equipe da Fag. Com isso, Assis Chateaubriand que foi também uma das primeiras equipes na Copa Integração está retornando as disputas. Também chega para somar, o Colégio Auxiliadora/Marista, de Cascavel completando nove equipes.
Durante esses nove anos, a competição criou uma tradição e foi objeto de desejo de vários técnicos de outras regiões do Estado em ter suas equipes disputando a competição. Tudo isso favorecido pelo nível técnico das equipes e também pela parte de organização sempre tida como modelo.
A Copa Integração também já revelou grandes talentos para o voleibol nacional. Os exemplos mais recentes são das jogadoras Bruna Daiane Andreolla e Patrícia Stasiak, ambas no elenco da Seleção Brasileira Infanto Juvenil e que vão disputar o Mundial da categoria em agosto.