Os clubes presentes a reunião do Conselho Arbitral da Chave Ouro, decidiram por unanimidade, que as oito equipes melhores colocadas no certame anterior, jogarão na primeira fase da temporada 2007 oito jogos em casa, como prêmio pelo desempenho no certame 2006.
No caso de alguma das 16 equipes inscritas para as disputas da Chave Ouro 2007 virem a desistir, será convidada para preencher a vaga as melhores equipes da Chave Prata 2006, além das duas agremiações a campeã e a vice da Prata do ano passado que estão com presença assegurada na Divisão Especial deste ano. Isto significa dizer que as equipes que disputaram a Chave Ouro 2007 e foram rebaixadas não terão direito de disputar a Divisão Especial deste ano.
No que diz respeito a data limite para a realização de transferências de atletas ficou decidido que os clubes terão até as 18 horas do dia 6 de julho de 2007 para realizarem as referidas transferências.
Para a temporada 2007 os clubes decidiram que será obrigatória a participação de dois atletas da categoria juvenil nos jogos da equipe principal da Chave Ouro.
Para este ano de 2007 a numeração dos atletas será fixa. Isto significa dizer que o atleta usará em sua camisa uma mesma numeração do início ao final do campeonato.
Um outro detalhe importante e que merece destaque foi a aprovação por unanimidade por parte dos clubes da manutenção da distância de 1,50cm (um metro e meio) de isolamento parta fora da quadra, em toda a extensão da linha lateral onde se encontram os bancos de reservas de ambas as equipes e nos locais de aquecimento dos atletas reservas, já a partir da primeira rodada da primeira fase da competição.