A quinta etapa da Copa Montana 2011 terá domingo a segunda apresentação da categoria no Autódromo José Carlos Pace. Foi na pista de São Paulo que o campeonato teve sua primeira etapa, marcada pelo acidente que tirou a vida do piloto Gustavo Sondermann na curva do Café. Desde então, as corridas nacionais em Interlagos têm acontecido com acionamento permanente da bandeira amarela naquele trecho da pista.
No mês passado, a chicane utilizada anos atrás nas provas do Mundial de Motovelocidade foi reformulada para uso no Brasileiro de Marcas. Problemas com a construção da zebra inviabilizaram a solução. Novas obras foram feitas no local desde então e a chicane será submetida a um novo teste na quinta-feira, em treinos extra-oficiais agendados especificamente para este fim. No caso da Copa Montana, será uma sessão de 20 minutos, a partir das 16 horas.
Atual campeão da categoria, o cascavelense Diogo Pachenki manifesta sua posição favorável à adoção da chicane. É um ponto perigoso da pista, e usar a chicane parece ser a melhor solução no momento, enquanto não temos uma área de escape eficiente naquele ponto da pista, opina o piloto da Nascar Motorsport. É melhor ter a chicane do que não ter, eu acredito que desta vez a construção da zebra tenha atendido o que os pilotos pediram, ele diz.
Pachenki estará em São Paulo a partir da quarta-feira, já visando os preparativos para a corrida que vai abrir a reta decisiva do campeonato, composto por nove etapas. Interlagos é uma pista onde sempre tenho uma boa chance de vitórias, meus melhores resultados foram conquistados lá. Ganhei a corrida no ano passado, e dessa vez vou para lá muito motivado, quero ganhar de novo, avisa o piloto, que em 2010 venceu também a etapa final, em Curitiba.
Na atual temporada, Diogo Pachenki abriu sua campanha com um sexto lugar na corrida de Interlagos, venceu no Velopark, foi sétimo em Campo Grande depois de ser tirado da pista por outro piloto na primeira volta e voltou ao pódio no Rio de Janeiro com o terceiro lugar. Está na vice-liderança da Copa Montana com 55 pontos, 10 atrás do líder paulista Leandro Romera, que vem de dois segundos lugares e uma vitória nas três últimas corridas.
Diogo Pachenki atua na Copa Montana com apoio de Colchões Ecoflex, Climatizadores União, Mion, Revista Diference e Sinal Outdoor. A programação de treinos oficiais em Interlagos terá início na sexta-feira. A prova de domingo terá largada às 13 horas
Confira a classificação da Copa Montana
1º) Leandro Romera (SP), com 65 pontos
2º) Diogo Pachenki (PR), 55
3º) Rafael Daniel (SP), 53,5
4º) Thiago Riberi (SP), 37,5
5º) Galid Osman (SP), 32
6º) Sérgio Ramalho (PE), 30
7º) Norberto Gresse (SP), 26
7º) Christian Castro (RS), 26
9º) Marco Cozzi (SP), 25
10º) Pedro Boesel (PR), 21
11º) Marcelo Tomasoni (SP), 20
11º) Wellington Justino (GO), 20
13º) Tiago Geronimi (SP), 12,5
14º) Fernando Fortes (SP), 11,5
15º) Ítalo Silveira (MG), 9
15º) Marcelo Cesquim (SP), 9
17º) Rodrigo Mello Pimenta (SP), 7
18º) Duda Bana (PR), 6
18º) Douglas Soares (SP), 6
20º) Thiago Penido (SP), 5
20º) Cláudio Cantelli (PR), 5
22º) Carlos Kray (RS), 3,5
23º) Tito Morestoni (SC), 3
24º) Fábio Viscardi (SP), 2,5
25º) Beto Cavaleiro (SP), com 1 ponto