A dupla curitibana de pai e filho formada por Jair Bana e Carlos Eduardo Duda Bana (Bana Pneus/Pirelli), venceu de ponta a ponta ontem a sexta etapa do Campeonato Brasileiro de Endurance 2007, realizada no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais (PR). O evento fez parte do Racing Day organizado pela Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), que teve ainda o Brasileiro de Marcas e Pilotos e Copa Renault Clio.
Durante o treino classificatório, a pole position foi conquistada por Jair Bana e Duda Bana (Bana Pneus/Pirelli), com o tempo de 1m22s637, em segundo Baumer Neto/A. Silva, 1m23s270; Paulo Varassim/Fábio Machado/Lorenzo Varassim, 1m24s057; Beto Cazuni/Celso Zocolotte, 1m24s171; Maicon Tumiate/José Ramos, 1m25s003, e em sexto lugar, José Rapchan/Marcelo Campagnolo, 1m28s618.
Dada a largada para as Três Horas de Curitiba, Duda Bana manteve a liderança da prova seguido de perto por Baumer Neto e Tumiate. Com sete voltas, o carro da dupla Beto Cazuni/Celso Zocolotte (Dumond Racing) abandonou por quebra de motor. Com uma hora de prova, os seis primeiros na volta 39 eram Jair/Duda Bana, Baumer Neto/A. Silva, Maicon Tumiate/José Ramos, José Rapchan/Marcelo Campagnolo, C. Benedetti/I. Camargo, e Admir/Diego Pardo.
Na segunda hora de prova, com todas as equipes tendo feito a parada para o revezamento de pilotos, reabastecimento e troca de pneus, Jair e Duda Bana lideravam na volta 75, com duas voltas de vantagem para Baumer Neto/A. Silva, três sobre Maicon Tumiate/José Ramos, dez voltas para Edson/Paulo Machado, R. Dilser/S. Gotti e C. Benedetti/I. Camargo. O Safety Car teve que entrar duas vezes na pista, para que os carros parados em locais perigosos fossem retirados.
Há oito voltas para o fim da prova, quebrou o anel de um pistão do motor do carro dos curitibanos Jair e Duda, que ainda conseguiu administrar a vantagem e levou o carro até a vitória. Ao fim de 112 voltas, a dupla Jair/Duda Bana cruzou a linha de chegada em primeiro lugar, com o tempo de prova de 3h01m32s158, seguida de Baumer Neto/A. Silva, a uma volta; Maicon Tumiate/José Ramos, a uma volta; R. Dilser/S. Gotti, a treze voltas; C. Prado/N. Gresse, a 23 voltas; e em sexto lugar, Edson/Paulo Machado, a 25 voltas.
Fizemos uma corrida bem planejada, com uma pequena surpresa no final. Mas graças à competência da equipe, abrimos uma vantagem que suportou esta deficiência, disse Jair Bana. Larguei bem e mantivemos a liderança. O carro estava muito bom e consegui abrir duas voltas de vantagem sobre os demais. Foi um fim de semana perfeito, com pole, melhor volta e vitória, concluiu Duda Bana.