O Brasil começa a disputar terça-feira o Campeonato Pan-Americano de Handebol das categorias Cadete e Juvenil (Masculino e Feminino). O evento Internacional será realizado na cidade de Blumenau (SC), no Centro Esportivo Bernardo Werner. O primeiro selecionado nacional a entrar em quadra será o Cadete Masculino que enfrenta o Uruguai, às 12h30. A Seleção Juvenil Feminina joga às 18h30 contra o Paraguai e a Juvenil Masculina também enfrenta os paraguaios, às 20h45. O cadete feminino não jogará nesta rodada por causa da desistência de Porto Rico, e fará a estréia quarta-feira contra o Canadá.
Marco Antônio Mendes, técnico da Seleção Juvenil Masculina, está contente com o desempenho da equipe nos treinos. O elenco passou por várias fases de treinamentos e deu para aplicar os conceitos de jogo que eram necessários. Os treinos foram proveitosos e o grupo está bem focado e unido. Nosso primeiro adversário será o Paraguai, seleção que não conhecemos muito bem. Todavia acredito no potencial do grupo que comando.
O treinador da Seleção Juvenil Feminina, Paulo Sérgio Martins Goulart, acha que o Brasil tem de fazer bonito neste Pan-Americano. Temos condições de fazer um bom campeonato, inclusive por causa da experiência adquirida no Mundial, competição que terminamos em nono lugar, comentou Goulart, acrescentando que o grupo que voltou daquele torneio, no Canadá, sofreu cinco modificações. Quero dar oportunidade e observar o desempenho dessas atletas novas num campeonato de vulto como é o Pan.
A rodada de abertura do Pan-Americano contará ainda com outras nove partidas. Pelo cadete masculino, a Argentina enfrenta a Venezuela às 9h, e o Uruguai pega o Canadá, ás 10h30. Três jogos acontecerão pelo cadete feminino. Às 9h15, Uruguai x Chile; às 10h45, Argentina x México; e às 12h45, Paraguai x Canadá. Pelo juvenil feminino, Chile x Argentina, às 15h e, em seguida, às 16h45, México x Uruguai. Pelo juvenil masculino, às14h45, Uruguai x México e às 16h30, Argentina x República Dominicana.