MARIPÁ (PR) A participação do Paraguai está crescendo a cada ano e o GP de Maripá, a ser realizado nos dias 14 e 15 deste mês, encerrando a temporada de 2009 da categoria terá a participação de quatro equipes do vizinho país. No entanto, a caçula escuderia paraguaia, chamada provisoriamente de Nova Equipe Paraguaia, será pilotada por um brasileiro. O escolhido é o paranaense Valdecir Rohloff, piloto que está na categoria desde 2004.
As outras três escuderias terão pilotos paraguaios. Alexandre Poland pilotará para QM Motorsport; Livio Osvaldo Fester, Brutus II Racing; e Eduardo Jesus Faustino para a Cavalo de Aço Racing.
Com a crescente rivalidade entre brasileiros e paraguaios no Arrancadão de Tratores, Alexandre Poland é o que mais ameaça os brasileiros. Na categoria desde 2006, em 2007 ele terminou o ano invicto, quando venceu os GPs de Primavera do Leste (MT), Não-Me-Toque (RS) e Maripá. De lá para cá ele tem travado bons duelos com os brasileiros e no ano passado perdeu a oportunidade de conquistar o bi em Maripá, quando perdeu a final para o brasileiro Ivan Schanoski, que competia em sua cidade natal. Este ano, Poland tornou-se bicampeão do GP do Paraguai, disputado em Iruña, e está empolgado para fazer a terceira final seguida em Maripá, terra onde nasceu o Arrancadão de Tratores.
Lívio Osvaldo Fester e Eduardo Jesus Faustino têm mostrado evolução a cada temporada e não será surpresa se conquistarem a primeira vitória este ano.
Os brasileiros que terão a missão de impedir que o título do GP de Maripá vá para o Paraguai pela segunda vez são Dorval Conci Júnior (equipe Ferrari Rural), Irani Moreira Kreutz (Penélope Tratorshow), Ivan Schanoski (Azulão/FM Pneus), Emílio Adelar Tavares (Tavares Racing), Alvizio F. Koelzer (Tavares Racing), Alexander Schweinberger (Bad Boy Motorsport)
Anildo Schanoski (601 Racing), Darli Drisner (Cobra Racing), Davi Haroldo Bretzke (Metracol & Primor Racing), Paulo Radetzki (Brutus Motorsport)
Gabriel Santos (Dysord Racing), Marcelo Gabriel Jacobi (CBTroit Racing)
Marcelo Koralewski (CBTroit Racing), Aldecir Rohloff (178 – Família Wagner Motorsport) e Valdinei Vieira dos Santos (Bate Motorsport).
Já a equipe Zerinho Bomba Show promete novidades para este ano, com novas manobras. Carlos Eduardo Conci, Nelson Stubbe e Dorval Alves de Oliveira prometem surpreender o público com os shows de sábado à noite e domingo à tarde.
Programação
A programação do GP de Maripá começa no sábado, dia 14, com a parte noturna da competição. Os treinos livres serão das 18 às 20 horas. Às 21 horas começam as baterias classificatórias, enquanto que a partir das 23h30 acontece o Baile no Amarelão, animado pela Banda Miragem.
A programação do domingo prevê treinos livres das 9h30 às 11 horas. Às 13 horas reiniciam as baterias classificatórias; 15 horas, apresentação e desfile das equipes; 16 horas, disputas das semifinais; 17 horas, disputa da final; 17h30, cerimônia de premiação, ao passo que das 17h30 às 21h30 está programado o matine, animado pela Banda Miragem.
A equipe Zerinho Bomba Show será apresentará nos dois dias de competição, com as emocionantes manobras radicais.
A venda antecipada de ingresso será apenas em Maripá, nos postos credenciados. O passaporte para os dois dias custará R$ 18,00. Na bilheteria, o ingresso será R$ 12,00 para cada um dos dois dias.
A meia entrada para estudantes só será vendida na bilheteria do evento, mediante apresentação de identidade e carteirinha de estudante válida para 2009. Crianças com idade até 10 anos e idosos acima de 60 anos, não pagam ingresso.
A promoção do GP de Maripá será da HSJ Desenvolvimentos, com organização do Automóvel Clube de Maripá e supervisão da Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA).