esportes@cascavelnews.com.br

A cidade dos cristais é a nova casa do esporte estudantil no país. De 17 a 26 de novembro, Poços de Caldas, em Minas Gerais, sediará a segunda etapa da fase nacional das Olimpíadas Escolares JEBS 2006, para alunos com idade entre 12 e 14 anos. A competição reunirá cerca de 2.700 atletas de 670 instituições de ensino públicas e provadas de 24 estados brasileiros e do Distrito federal. Estarão em jogo medalhas de nove modalidades, atletismo, basquete, futsal, handebol, natação, judô, tênis de mesa, voleibol e xadrez.
O Paraná estará presente com cerca de 150 pessoas, entre atletas, técnicos e equipe de apoio. Os atletas paranaenses conseguiram a classificação após as fases municipais, regionais e a final dos Jogos Colegiais que foram organizados pelo Governo do estado do Paraná, através da Secretaria de Estado da Educação e Paraná Esporte.
A delegação do Paraná começa a viagem nesta quinta feira, 16, com as modalidades de basquete e tênis de mesa. Na sexta, dia 17, viajam os atletas das modalidades de handebol, natação e xadrez. No dia 19, domingo, é a vez dos atletas de futsal e voleibol se deslocarem até Poços de Caldas, e na terça feira, 21 viajam os atletas de atletismo e judô. “Vamos com uma boa delegação, atletas que trarão ao Paraná grandes resultados. Esperamos repetir o feito de Brasília no mês de outubro, quando atletas de 15 a 17 anos conquistaram várias medalhas e a melhor colocação em todos os estados participantes. Nossos jogos colegiais são exemplo para todo o Brasil, pela dedicação de nossos professores de Educação Física, pelos valores de nossos atletas e pelo apoio total que temos recebido do governador Roberto Requião”, disse o diretor de esportes da Paraná Esporte, Lester Pinheiro.
A delegação do Paraná ficará hospedada no confortável Hotel Nacional Inn no centro de Poços de Caldas, onde dirigentes, gerentes e funcionários do hotel, estão prontos para receber os paranaenses de braços abertos.
Adversários
Nas modalidades coletivas as equipes do Paraná já sabem quem enfrentarão na primeira fase. No basquete feminino, as meninas do Neo Máster de Ponta Grossa jogam com Imaculada Conceição (CE) e Nossa Senhora do Perpétuo Socorro (MT). No basquete masculino, o Regina Mundi de Maringá joga com Charles Darwin (ES), Batista (CE) e Toulouse Lautrec (SP). No futsal feminino, o Positivo de Curitiba terá como adversárias Camilo José (CE), COC São Paulo (SE) e Paulo Nunes (PI). No futsal masculino o São Luiz Razão de Foz do Iguaçu enfrentará o Coesufma (MA), Anglo Cordeiro (PE) e Magnum Cidade Nova (MG). No handebol feminino, Novo Horizonte de Loanda enfrenta Berenice Martins (AM), Castro Alves (RO) e Sagrada Família (RN). Handebol masculino, o Emilio Menezes de Arapongas joga com Atual Boa Viagem (PE), Evandro Moura (CE) e Univale (SC). No voleibol feminino, Positivo de Curitiba vai enfrentar o Palmas (TO), CEL (RJ) e Farias Brito Aldeota (CE). No voleibol masculino os adversários do Instituto de Educação de Maringá são Lisandro Tito (PI), Otacílio Silva (MS) e Duarte Pimentel (MG).