CURITIBA (PR) O automobilismo paranaense está em crescimento e os números comprovam isso. O Paraná fechou a temporada de 2009 como o estado com maior número de pilotos no Brasil e a Federação Paranaense de Automobilismo (FPrA e a que mais realiza eventos nacionais.
Segundo Rubens Gatti, presidente da FPrA, o Paraná fechou 2009 com 2.026 pilotos filiados à Confederação Brasileira de Automobilismo (CBA), contra 1.907 de São Paulo. Tivemos excelente crescimento na última temporada, especialmente no kart e na Velocidade na Terra, enfatiza Gatti.
Gatti comenta que ser o estado com maior número de pilotos no Brasil demonstra a importância do trabalho desenvolvido no Paraná, sempre buscando o fortalecimento do esporte e o surgimento de novos pilotos. Fazemos automobilismo para todos os gostos no Paraná, atendendo aqueles que desejam fazer carreira profissional e aqueles que têm o esporte apenas como lazer, informa Rubens Gatti.
Cleyton Pinteiro, presidente da CBA, visitou as regiões Oeste e Sudoeste do Paraná em novembro, quando disse ter ficado impressionado com a força do automobilismo paranaense. Já conhecia a força do automobilismo paranaense e a atuação da FPrA, mas fiquei impressionado e alegre com esta visita, quando pude visitar autódromos (terra e asfalto), kartódromos e pude conhecer o primeiro Tratoródromo do Brasil. Tive contato com o Arrancadão de Tratores e a oportunidade de andar em um trator, vivendo e constando que a categoria proporciona um espetáculo digno de ser apresentado em qualquer lugar do mundo. Conheci o Kartódromo de Cascavel, com iluminação, e o de Pato Branco, que necessita de alguns ajustes para sediar grandes eventos, mas posso assegurar que é um dos mais belos que já conheci. Quando todos falam em ecologia, Pato Branco já tem o Kartódromo Ecológico do Brasil. Visitei autódromos de terra em Pato Branco e Mercedes. Em Mercedes, próximo ao Lago de Itaipu, tive a grata satisfação de chegar no momento que um piloto treinava, sentido o entusiasmo dele em ostentar a carteira da CBA num circuito de uma fazenda. Isto é importante para o nosso esporte e comprova o trabalho sério realizado pelos paranaenses, conclui Pinteiro.