esportes@cascavelnews.com.br

Paraná e Rio de Janeiro fizeram ontem a segunda semifinal do Campeonato Brasileiro de Seleções na categoria Infanto-Juvenil Feminina. As paranaenses haviam vencido todas as partidas que disputara, e as cariocas haviam perdido para as paulistas na primeira fase. As duas seleções já sabiam quem iriam enfrentar em caso de vitória. As gaúchas venceram o duelo com as paulistas e fazem a final. A expectativa era de um jogo equilibrado. Mas não foi isso que aconteceu.
As duas equipes se mostraram no início do set como deveria ser a tônica do jogo. Antes do primeiro tempo técnico, Paraná e Rio de Janeiro já tinham se alternado na dianteira quatro vezes, mas as cariocas alcançaram o oitavo ponto primeiro (8 a 7). O mesmo equilíbrio foi notado até o final do set com as equipes alternando em altos e baixos, porém, sempre com as cariocas a frente no placar. No final do set, 25 a 22 para o Rio de Janeiro em 30 minutos de partida.
No segundo set o Paraná acordou no jogo e chegou abrir quatro pontos de vantagem (9 a 5), mas cedeu pontos fáceis para a equipe carioca que empatou (11 a 11). O Rio de Janeiro virou e chegou a abrir três pontos de vantagem (21 a 18), mas o Paraná empatou (22 a 22). Porém, o bloqueio carioca funcionou em duas oportunidades no fim do set que acabou no erro do saque das paranaenses. Final, 25 a 23 em 30 minutos e 2 a 0 no jogo.
No terceiro set as cariocas começaram melhor mais uma vez e abriram três pontos no primeiro tempo técnico (8 a 5). O Paraná chegou a encostar no placar (10 a 09), mas logo os erros paranaense possibilitaram o distanciamento do Rio de Janeiro (20 a 16). Nem mesmo o ataque forte da atleta Patrícia (PR) conseguia fazer a bola cair na quadra do Rio de Janeiro. As cariocas defenderam muito durante todo o jogo e abriram sete pontos no final do set (24 a 17). Aí foi só administrar a vantagem para fechar o set em 25 a 20 em 30 minutos, fazendo três a zero no jogo e conquistando a vaga na final.
Segundo o técnico Alexandre Dantas a equipe mesmo perdendo na primeira fase sabia que poderia enfrentar a equipe da casa e vencer: “Nossa qualidade técnica nos credenciou para estar na final. Sabíamos da nossa capacidade. Foi uma excelente apresentação da equipe. Se jogarmos assim amanhã na final conquistamos o título.”

A atleta Carolina disse que o grupo se reuniu em torno da vitória: “Fizemos um pacto de vencer hoje. Por isso a bola não caia na nossa quadra. Tivemos raça. Todo mundo está de parabéns.”
As duas equipes voltam a quadra hoje. Paraná e São Paulo decidem o terceiro lugar a partir das 14 horas. Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul decidem o título a partir das 15h30.