esportes@cascavelnews.com.br

Parte da delegação do Paraná já se encontra em Poços de Caldas (MG), deste ontem para participar da terceira edição das Olimpíadas Escolares Brasileiras. Já se encontram em Minas Gerais as equipes de futsal do Colégio São Luiz Razão, de Foz do Iguaçu, masculino e feminino, e ainda atletas das modalidades individuais de atletismo, judô e natação. Estas modalidades terão seu início amanhã. O cerimonial de abertura acontece hoje, às 19 horas, no ginásio Poliesportivo Dr. Arthur de Mendonça Chaves.
O futsal masculino dos meninos de Foz do Iguaçu do Colégio São Luiz Razão, jogam amanhã, às 8h30, diante do Colégio Regina Coeli, da Paraíba. A luta da equipe do Paraná é para subir para a divisão especial. As meninas do São Luiz Razão, que estão da divisão especial, jogam às 15h30 diante do Colégio Christus do Ceará.
Nas modalidades individuais os atletas paranaenses também estão prontos para a estréia. As provas de atletismo serão disputadas no Centro de Integração Comunitário Tancredo Neves em São João da Boa Vista (SP), 30 km de Poços de Caldas. Neste primeiro dia de disputas acontecem as provas finais do salto em altura feminino com a atleta Karina Moreira do CE Leo Kohler de Terra Boa, e lançamento de dardo com Geovana Ferreira do CE Munhoz da Rocha Neto de Paranavaí. No masculino a única prova final será do arremesso de peso com a participação do paranaense Gladiston Pomenta do ESPP de Arapoti.
Também acontecerão as provas eliminatórias do 75 metros feminino com Vandressa Cabaja da Silva (EM Preito Omar Sabbag-Curitiba), 250 metros com Eveline Souza (CE Olavo Bilac-Corbélia), 1000 metros com Bruna Carla Andrade (CE Sol de Maio – Foz do Iguaçu) e 80 metros com barreiras com a atleta Ana Cristine Uhdre (CE Julia Wanderley-Cascavel). No masculino as eliminatórias dos 75 e 250 metros com Ademir Gonçalves Filho (CE Olavo Bilac-Faxinal), 100 metros com Ewerton Wessnhuter (CE Julia Wanderley-Cascavel) e 80 metros com barreiras com a participação do paranaense Jhonatan Douglas Almeida (EE Monsenhor Josemara Escrivã-Cascavel).
O judô tem inicio também nesta sexta feira no Ginásio Jardim Contry Club. Pela parte da manhã acontece as pesagem, e à tarde a partir das 13 horas inicio das lutas. No feminino estarão as paranaenses Letícia Naomi do Colégio Marista de Cascavel no super ligeiro, Luisa Kuller Nunes do Colégio Alpha de Jacarezinho no meio leve. No masculino, Mateus Fernando Sutil do SESPP no super ligeiro.
Na natação o Paraná também estará presente na piscina do SEST/SENAT. No feminino participam as paranaenses Alessandra Marchioro (Dom Bosco-Curitiba) participará dos 50 metros peito e 50 metros livres. Aline Eik (Notre Dame – Maringá), nos 50 metros peito. Nos 50 metros livres. Danielle Rosa (Schalon – Curitiba) nos 50 metros livres. Fernanda Peixoto (Assunção – Curitiba) e Aleixa Marussig (CE Mar (Curitiba) nos 200 metros medley. Também acontece o revezamento 4×50 livre com Carolina Portugal, Daniele Rosa, Aleixa Marussig e Alessandra Marchioro.
Na natação masculino, Rafael Bastos (Platão – Maringá), participa 50 metros livre e 200 medley. Rodrigo Saldanha (Bom Jesus – Curitiba) e Felipe de Deus (Regina Mundi – Maringá), nos 50 metros peito. Guilherme Silveira (Expoente – Curitiba) 50 metros livre. Weiller Silva (Notre Dame – Maringá) nos 200 metros medley. No revezamento 4×50 livre, Weller Silva, Rodrigo Saldanha, Rafael Bastos e Alexandre Graczyk.
As provas de natação neste dia 28 serão eliminatórias, as finais acontece no sábado pela manhã.