Dirigentes esportivos dos municípios de Londrina e Maringá, cidades que vão ser sedes das Olimpíadas Escolares Brasileiras de 2009, para atletas de 15 a 17 anos, de 5 a 14 de novembro, estão agilizando os preparativos. Esta semana, eles estiveram na sede da Paraná Esporte, em Curitiba, tratando de novos apoios com o diretor-presidente da Autarquia, Ricardo Gomyde. A escolha das cidades foi feita pelo COB Comitê Olímpico Brasileiro, na competição do ano passado, em João Pessoa (PB).
O Paraná é a terceira força do esporte escolar no Brasil, atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Com a realização das Olimpíadas Escolares em Londrina e Maringá, os paranaenses poderão ver de perto esta força do esporte escolar que vem crescendo no Estado. E com as estruturas de Maringá e Londrina temos certeza de que o Estado receberá muitos elogios, além da movimentação na economia local. Mais de três mil pessoas estarão participando, lembra Gomyde.
No encontro com os dirigentes dos dois municípios ,Gomyde garantiu total apoio da Paraná Esporte. Assumimos o compromisso para que estas Olimpíadas fiquem na história do esporte brasileiro. Temos sempre nos jogos nacionais membros da Paraná Esporte trabalhando junto ao COB. Isso é know-how que vamos usar na organização da competição em Londrina e Maringá. Hospitalidade e organização não vão faltar, garante Gomyde.
As modalidades que serão disputadas em Maringá e Londrina são atletismo, judô, natação, tênis de mesa e xadrez, nas individuais, e basquete, handebol, futsal e voleibol, nas coletivas, todas no masculino e feminino. Maringá receberá as modalidades de voleibol, futsal, atletismo, judô e xadrez, e Londrina, basquete, handebol, natação e tênis de mesa.