esportes@cascavelnews.com.br

A natação do Estado do Paraná deu show nas Olimpíadas Escolares de Poços de Caldas. Na verdade, a sensação da competição foi a paranaense Caroline Bergamaschi, considerada o principal destaque da modalidade com a conquista de cinco medalhas de ouro. A façanha, inclusive, foi digna de elogios por parte de integrantes das demais delegações participantes do evento nacional. Em 2007, a nadadora conquistou apenas uma medalha, de prata, nos 50 metros peito, aqui mesmo em Poços de Caldas.
Simpática, a adolescente de 14 anos, cursa a 8ª Série no Colégio Dom Bosco de Curitiba, mas treina há praticamente 1 ano no Clube Curitibano. O sonho de Caroline é conseguir se projetar nacionalmente. Para tanto, deixou a família em Joinville/SC, para se dedicar totalmente aos treinamentos na capital paranaense. “É complicado ficar longe da família. Além disso, tenho de abrir mão de algumas coisas, como passear e me alimentar como as minhas demais amigas, porque temos de seguir uma alimentação balanceada. Mas, a gente se esforça e os resultados aparecem. Por isso, vou treinar ainda mais, porque quero me transformar em uma grande nadadora”, disse.
Em Poços de Caldas, Caroline terminou como campeã nos 100 metros peito, 50 metros peito, 50 metros livre e nos revezamentos 4×50 metros livre e 4×50 metros medley.
Danielle Rosa, de 14 anos, foi outra que conseguiu bons resultados nas Olimpíadas de Poços de Caldas. A nadadora conquistou três medalhas de ouro e duas de prata. Os ouros vieram nas provas de 200 metros medley e nos revezamentos 4×50 metros livre e 4×50 metros medley. As duas pratas foram nas provas de 100 metros costas e 50 metros costas.
Danielle Rosa, cursa a 8ª Série na Escola Batista Shalon de Curitiba.
Para Danielle os resultados surgiram em virtude do esforço ocorrido na temporada. “A gente treina muito para conseguir isso. Nós não descansamos para a competição. Estamos treinando há meses em preparação para o Campeonato Brasileiro, que será em Mococa (SP). Por isso, acredito que disputamos a competição em plena forma”.