esportes@cascavelnews.com.br

Em mais uma iniciativa do Instituto Brasileiro de Desenvolvimento Automobilístico (IBDA), será realizada domingo o evento “Show Cars Racing Team”, no Autódromo Internacional de Curitiba (AIC), em Pinhais, com o “GP Curitiba Show”, que terá 500 km de prova. A corrida é de longa duração, em comemoração ao aniversário de 315 anos Curitiba, onde será disputado o “Troféu Beto Richa” em seis categorias.
As categorias que serão disputadas no “GP Curitiba Show” são: Grupo 1: para carros Força Livre de qualquer marca ou procedência com para-lamas; Grupo 2: Protótipos nacionais com até 2070cc, com peso mínimo de 620 kg; Grupo 3: para carros Força Livre Turismo acima de 2001cc, com peso mínimo de 1000 kg; Grupo 4: carros Força Livre Turismo até 2000cc, com peso mínimo de 750 kg; Grupo 5: para carros que participam do Paranaense e Regionais de Marcas; e Grupo 6: carros da categoria Speed. O “Show Cars – Racing Team”, tem o patrocínio da BR Petrobras, Bana Pneus/Pirelli, TSW Rodas, parceria Trovão Auto Parts e Tuning, apoio Prefeitura Municipal de Curitiba, Shopping Total e Fuel Tech.

GRUPO 2 – Uma dupla que está entre as favoritas à vitória é Jair Bana/Duda Bana (Pirelli/Baterias Moura/Bana Pneus), com seu protótipo Predador, um dos mais rápidos em sua categoria atualmente no Brasil. O protótipo é um AS Vectra, com motor Opel 2.0 16v, 270 cv de potência, duplo comando de válvulas e chassi de molibdênio, utilizando gasolina Avigás. “É bom ter uma corrida em casa antes do Brasileiro, pois podemos aproveitar para desenvolver um pouco mais nosso carro. Este ano eu e o Duda queremos conquistar o Paranaense e o Brasileiro de Endurance em nossa categoria”, disse Jair Bana.
Outra dupla curitibana Rodrigo Gonçalves/Maurício Amaral (Academia Gustavo Borges/Rede Contorno Sul) vai estrear novo carro durante a primeira etapa do Paranaense de Endurance. Trata-se de um protótipo Spyder “zero km”, equipado com motor AP-2000 8 válvulas, movido a álcool, que desenvolve 200 cv de potência, com câmbio do Passat Alemão e freios Wilwood. “Esse é um carro totalmente novo, que acreditamos poder fazer bonito na corrida. Teremos a sexta-feira e o sábado para fazermos os acertos necessários para a pista do AIC e acredito que se tudo correr como planejamos, estarei no pódio desta etapa”, declarou Rodrigo.

GRUPO 4 – Mais uma vez a dupla curitibana César Fadel/Ademir Adur (Dom Carneiro/Santa Clara Indústria de Papéis/Century Investimentos) larga como favorita em sua categoria. Fadel e Adur vão correr com o Gol n.º 88, que é equipado com motor 2.0 a álcool, de 180 cv de potência e pneus slick, o mesmo que fez bonito nas 500 Milhas de Londrina em 2007. “Eu e o Ademir deixamos de participar de provas dos Regionais de Turismo para corrermos em provas de Endurance. Este ano vamos correr o Paranaense e o Brasileiro e queremos brigar pelos títulos nos dois campeonatos”, concluiu César Fadel.