esportes@cascavelnews.com.br

O paranaense Jomar Egoroff, no Centro Universitário de Maringá (Cesumar), conquistou a medalha de ouro na modalidade de xadrez nas Olimpíadas Universitárias que está sendo disputada em Blumenau (SC). A competição contou com 37 enxadristas, entre eles 17 que são rankeados da Federação Internacional (FIDE) e 30 fazem parte do ranking da Confederação Brasileira de Xadrez (CBX). Entre todos os participantes a competição foi considerada como uma das mais difíceis de toda a história das Olimpíadas Universitárias – Jubs 2007.
Jomar conquistou o ouro com seis vitórias e apenas uma derrota, e teve pela frente dois mestres internacionais, Jorge Bittencourt do Espírito Santo, que venceu a competição em 2006, e Krikor Sevag Maklhitarian de São Paulo. “Uma competição muito forte, consegui vencer os dois mestres, e estudei muita a jogadas de cada um. Antes mesmo de vir a Blumenau, abaixei pela internet as jogadas de cada um, para saber o que eu poderia fazer na competição. Estou feliz pessoalmente pela conquista, mas também em poder bem representar a Cesumar e o Paraná”, disse Jomar. A medalha de prata ficou com o paulista do Mackenzie, Krikor Sevag Mekhitarian, e o bronze para o mineiro Roberto Junior Brito Molina do Cefet.
Neto de russos, Egoroff começou a jogar xadrez aos 14 anos. Ele aprendeu a jogar com a sua mãe, que é técnica do esporte. O paranaense terminou a competição com seis pontos conquistados em sete partidas. Jomar é bi campeão dos Jogos Universitários Paranaenses, já venceu o campeonato estadual pela federação por sete vezes, e nos Jogos Abertos do Paraná já conquistou medalhas por diversas edições.
A competição contou com 37 atletas e representantes de todo o Brasil, com exceção do Rio de Janeiro e de Roraima. As partidas foram jogadas no sistema de duas horas para cada participante e, segundo Egoroff, nenhuma das suas partidas teve menos de três horas. Além de contar com enxadristas de categoria internacional a competição teve ainda outra dificuldade: com exceção de domingo, duas partidas foram disputadas por dia, exigindo muita concentração de todos os atletas.
O outro participante do Paraná no xadrez foi Anderson Pereira Santana da Tuiuti de Curitiba, que terminou em 13º lugar, mas somou pontos importantes para a conquista do primeiro lugar no masculino para o Paraná.

FEMININO – No xadrez feminino, Daiane Cristiane Prestes Hornes da Universidade Federal de Curitiba ficou com quinta colocação e Franciele Aparecida Santana da Tuiuti de Curitiba ficou em oitavo. Na classificação geral, o Paraná ficou com a terceira posição no feminino. A medalha de ouro foi para Tatiane Cristina Coelho da UNIP de São Paulo, prata para Joana Viana Garcia da Universidade Planalto Catarinense e o bronze para Cristina Valcarenghi da Unoesc de Santa Catarina.

CLASSIFICAÇÃO – A classificação final ficou sendo a seguinte na modalidade de xadrez: FEMININO – 1º) São Paulo, 2º) Santa Catarina, 3º) Paraná, 4º) Goiás, 5º) Distrito Federal. MASCULINO – 1º) Paraná, 2º) São Paulo, 3º) Espírito Santo, 4º) Santa Catarina, 5º) Paraíba.
A enxadrista Daiane Hornes, que hoje é universitária da UFPR, começou a jogar xadrez com os Jogos Colegiais do Paraná, retomados pelo Governo do Estado em 2003, e em 2005 ele representou o Colégio Estadual do Paraná nas Olimpíadas Colegiais Brasileira em Brasília onde conquistou a medalha de ouro. “Esta é mais uma grande prova da importância dos Jogos Colegiais no Paraná, como Daiane muitos outros atletas, que começaram com os Jogos Colegiais do Paraná, estão hoje se destacado em outras modalidades em várias competições nacionais. Vamos continuar com a nossa política esportiva dentro do Governo do Paraná, em incentivar a todos para a prática esportiva”, afirmou o diretor presidente da Paraná Esporte, Ricardo Gomyde.