esportes@cascavelnews.com.br

Depois de disputar em 2007 o Europeu de Fórmula Master, o paranaense Claudio Cantelli Júnior já começa a alçar vôos mais altos. E seus vôos já começaram no início deste mês, quando participou dos primeiros treinos coletivos da Renault World Series, ao lado da GP2 o último estágio de um piloto antes da Fórmula 1.
Cantelli, campeão brasileiro de kart em 2004, disputará toda a temporada da World Series pela equipe Ultimate e terá como companheiro de equipe outro “brazuca”, Fábio Carbone. A categoria utiliza chassi Dallara e motores Renault 6 cilindros de 500 cavalos e 3.5 litros e em 2007 “exportou” Sebastian Vettel para a Fórmula 1, quando o alemão liderava o campeonato. “Será, sem dúvida alguma, um grande salto de equipamento. A categoria é belíssima, competitiva e muito difícil. Passarei por um ano de aprendizado, mas espero que durante o ano eu obtenha alguns bons resultados”, diz, empolgado, o piloto de Guarapuava (PR).
Apesar de estreante na competição, a inglesa Ultimate chega com ótimas credenciais. “A Ultimate foi a melhor equipe do último Campeonato Britânico de Fórmula 3”, explica Cantelli Júnior, que fez treinos coletivos em Valencia, na Espanha, considerados muito proveitosos pelo piloto. “Estou ainda me ambientando ao carro e a categoria. Mas gostei muito. Tínhamos apenas um carro e tive que dividir com meu companheiro de equipe. Agora em Barcelona a equipe já terá dois carros, estarei melhor preparado fisicamente e poderei treinar muito mais”, emenda, referindo-se ao próximo treino coletivo no início de abril.
O campeonato 2008 terá nove rodadas duplas que passarão pela Itália, Bélgica, Mônaco (na preliminar da Fórmula 1), Inglaterra, Hungria, Alemanha, França, Portugal e Espanha e faz parte de um evento exclusivo da Renault, que tem ainda as provas do Europeu de Fórmula Renault, Clio e Megane.

Confira o calendário de 2008 da World Series By Renault
27 de abril – Monza
4 de maio – Spa-Francorchamps
25 de maio – Mônaco
8 de junho – Silverstone
6 de julho – Budapeste
31 de agosto – Nurburgring
7 de setembro – Le Mans
28 de setembro – Estoril