Apontar um favorito ao prêmio de R$ 74 mil oferecido na final da Seletiva de Kart Petrobras em Curitiba (PR) é praticamente impossível. São os doze melhores kartistas do Brasil e da Argentina reunidos em igualdade de condições, em busca da verba que pode completar o orçamento para o ano seguinte, facilitando a passagem para o automobilismo. Só que há um nome que merece destaque. O paranaense Gabriel Dias, de 16 anos, melhor representante brasileiro nos últimos dois Mundiais da modalidade, corre em casa tentando repetir um feito e ao mesmo tempo garantir conquista inédita.
Na única vez que a Seletiva de Kart Petrobras foi decidida em Curitiba, em 2000, a vitória ficou exatamente com um piloto local, o paranaense Júlio Campos, que utilizou o dinheiro para começar sua carreira internacional competindo nos Estados Unidos no ano seguinte. É mais ou menos o que tenta fazer Gabriel Dias. Principal revelação do kart nos últimos anos, ele pensa em disputar a Fórmula BMW Alemã (onde já testou) ou a Fórmula Renault Italiana em 2007. O prêmio da Seletiva de Kart Petrobras pode ser fundamental neste projeto.
No ano passado, ele ficou com o título da Seletiva de Kart Petrobras pela categoria de base, a Graduados B (pilotos entre 14 e 16 anos), e agora tenta a vitória na Graduados A (pilotos entre 16 e 21 anos). Se conseguir, será o primeiro da história a garantir a taça nas duas categorias em dois anos consecutivos. Quero muito conquistar este prêmio da Seletiva de Kart Petrobras porque sei o quanto pode me ajudar neste projeto de correr na Europa, comenta o piloto, que há dois anos ganhou a Copa Brasil de Kart, justamente em Curitiba (PR), que teve o traçado alterado para o evento desta semana.
Para atingir seus objetivos ele terá que passar por cima de outras feras do kartismo. A lista de doze participantes conta também com os nomes de Leonardo Cordeiro, Fabiano Machado, Denis Navarro, Dennis Dirani, Rafael Mendonça, Rafael Suzuki, Guilherme de Conto, Carlitos Eduardo, César Ramos e os argentinos Mattias Milla e Nestor Girolami. As primeiras tomadas de tempo foram realizadas nesta quarta-feira (22) e as corridas que definem o campeão da Seletiva de Kart Petrobras estão marcadas para todo o dia de amanhã.
Bom começo
E o primeiro dia de atividades da categoria Graduados A em Curitiba não poderia ter sido melhor para Gabriel Dias. Ele conseguiu bom aproveitamento nas tomadas de tempo e na primeira corrida eliminatória que abriram a programação. Dos trinta pontos possíveis, conseguiu 28, ficando exatamente um ponto na frente de outro forte candidato, Rafael Suzuki. Quem também aparece bem na disputa é Dennis Dirani, seguido pelo argentino Mattias Milla e Guilherme de Conto. Hoje serão realizadas a primeira repescagem, a segunda eliminatória, a segunda repescagem e as provas finais. Pela primeira vez os estrangeiros conseguiram vaga na segunda fase do evento. Os argentinos foram bem e ambos chegaram a liderar suas corridas.
Confira a pontuação da Seletiva até o momento: 1º) Gabriel Dias (PR), com 28 pontos; 2º) Rafael Suzuki (SP), 27; 3º) Dennis Dirani (SP), 22; 4º) Matias Milla (ARG) e Guilherme de Conto (PR), 21; 6º) César Ramos (RS), 19; 7º) Leonardo Cordeiro (SP), 17; 8º) Nestor Girolami (ARG) e Fabiano Machado (SP), 16; 10º) Denis Navarro (SP), 15; 11º) Rafael Mendonça (PE), 10; e 12º) Carlitos Eduardo (MA), com 8 pontos.