LONDRINA – Aparentemente sem sofrer maiores ameaças, e ainda beneficiado pela quebra do então segundo colocado Johilton Pavlak na última volta, o paranaense John Louis conquistou a quinta etapa da Fórmula Futuro Fiat, disputada na tarde deste sábado no Autódromo Internacional Ayrton Senna. Foi a segunda vitória do jovem de 16 anos na temporada – ganhou na abertura do calendário em Interlagos – e a terceira na categoria. Com o segundo lugar, o carioca Luir Miranda igualou-se ao mineiro Guilherme Silva na liderança do campeonato. Pelo sistema de grid invertido dos oito primeiros colocados, Silva partirá amanhã na pole no complemento da rodada dupla, enquanto Louis sairá em 8º.
Louis largou na pole e liderou todas as 20 voltas. Foi escoltado por Pavlak até o finalzinho, até que o motor do potiguar – segundo no grid – quebrou. Mesmo se arrastando, Pavlak ainda recebeu a bandeirada em 9º. As posições do pódio acabaram definidas pouco depois da largada, quando Miranda roubou a terceira posição do paulista Victor Franzoni.
O resultado apenas confirmou o domínio que Louis vem exercendo no norte paranaense desde os ensaios livres da sexta-feira. O fim de semana está sendo perfeito. Liderei quase todos os treinos numa pista em que não fui muito bem no ano passado. Foi uma prova difícil. O ritmo do Johilton estava forte no começo, cometi alguns erros, mas consegui vencer, disse Louis, depois do merecido banho de champanhe no pódio. Apesar da posição ingrata no grid de amanhã, o fã de Rogério Ceni – está quase sempre vestido com a camiseta do goleiro do São Paulo – mantém o otimismo. Estamos bem aqui, com um ritmo legal, então acho que ainda dá para brigar pelo pódio, concluiu o terceiro colocado no campeonato.
Elevado à co-liderança graças à inesperada colaboração do destino, Miranda afirmou que a prova foi complicada por causa do desgaste do carro a partir da segunda metade. “Não estava fácil de pilotar. Lamento pelo Johilton, mas essa posição que ganhei foi importante para mim no campeonato.” Franzoni reconheceu o erro na largada. “Caí para quarto, pressionei, mas não encontrei um lugar para tentar a ultrapassagem. A chance de bater é grande”, justificou.
Os carros voltam à pista amanhã para a 6ª etapa, que tem início marcado para as 12h05, com a duração de 20 voltas.
Veja o resultado da prova deste sábado
1º) John Louis, 20 voltas em 27m00s452
2º) Luir Miranda, a 5s619
3º) Victor Franzoni, a 6s270
4º) Felipe Donato, a 24s473
5º) Lucas de la Veja, a 28s458
6º) Eduardo Banzoli, a 31s390
7º) Ricardo Landucci, a 42s862
8º) Guilherme Silva, a 43s677
9º) Johilton Pavlak, a 1m03s782
Não completou:
GUILHERME SALAS
Melhor volta: Victor Franzoni em 1min20s404, média de 140, 813 km/h
Classificação do campeonato:
1º) Guilherme Silva, com 59 pontos
Luir Miranda, 59
3º) John Louis, 55
4º) Victor Franzoni, 41
5º) Guilherme Salas, 26
6º) Felipe Donato, 30
7º) Johilton Pavlak, 19
8º) André Pedralli, 16
9º) Lucas de la Veja, 23
10º) Eduardo Banzolli, 18
11º) Ricardo Landucci, com 9 pontos