Um domingo marcado por forte calor e boas ultrapassagens, assim foi a 8ª rodada dupla da Stock Car, disputada ontem, em Londrina (PR). O paulista Thiago Camilo e o paranaense Ricardo Zonta foram os vencedores do final de semana. Com dois terceiros lugares, Rubens Barrichello foi o piloto que mais pontos somou no final de semana, com 39. Daniel Serra terminou a primeira prova em segundo lugar, mas não completou a segunda por conta de um grande acidente na largada da Corrida 2, que acabou também com a corrida de Camilo. Com isso Daniel marcou 26 pontos. Já a vitória na Corrida 1 garantiu a Camilo 30 pontos e a vantagem em relação ao líder agora é de apenas 13 pontos.
CORRIDA 1 – O trabalho em equipe que colocou Thiago Camilo na Pole Position foi consolidado com a vitória na primeira corrida da rodada dupla de Londrina. O líder do campeonato, Daniel Serra, e Rubens Barrichello completaram o pódio da prova. O piloto da Ipiranga Mattheis e vice-líder do campeonato precisou enfrentar além dos adversários, o forte calor de 35º C da cidade paraense para reduzir a diferença para Daniel Serra.
Estávamos com um início de final de semana difícil, estou feliz por ter concretizado todo o trabalho da equipe que lutou para me entregar um carro competitivo para conquistar essa vitória. Sofri bastante com o calor no carro. Ainda bem que o preparo está em dia, comentou Camilo.
Daniel Serra chegou a perder a segunda posição para Felipe Fraga na largada, mas conseguiu manter o ritmo de corrida para retomar a posição e controlar a diferença de pontos para Thiago Camilo. A largada por fora é mais complicada e acabei perdendo a posição para o Felipe, mas os três primeiros naquele momento estavam em um ritmo muito forte. A diferença diminuiu um pouco, mas ainda tem muita corrida e pontos na disputa, afirmou o piloto da Eurofarma RC
Um dos últimos a entrar no box para a parada obrigatória, Rubens Barrichello ultrapassou Fraga e nas últimas voltas mudou a estratégia para administrar a vantagem para o atual campeão da categoria. A corrida foi ótima, o carro estava muito rápido, mas largar por fora aqui fica difícil, o piloto precisa se proteger demais. Consegui fazer uma mudança de estratégia com o Fraga para abrir um pouco de vantagem para dele. Voltar ao pódio é muito importante, destaca o piloto da Full Time.
Classificação final da primeira corrida:
1º) Thiago Camilo (Ipiranga Racing), 33 voltas em 41m45s042
2º) Daniel Serra (Eurofarma RC), a 2s864
3º) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 3s137
4º) Felipe Fraga (Cimed Racing Team), a 5s034
5º) Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team), a 8s263
6º) Marcos Gomes (Cimed Racing), a 14s899
7º) Cacá Bueno (Cimed Racing), a 18s166
8º) Átila Abreu (Shell Racing), a 19s765
9º) Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport), a 21s129
10º) Antonio Pizzonia ( Prati-Donaduzzi Racing), a 22s526
11º) Diego Nunes (Hero Motorsport), a 24s542
12º) Max Wilson ( RCM Motorsport), a 27s605
13º) Ricardo Mauricio (Eurofarma RC), a 30s312
14º) Sérgio Jimenez (Bardahl Hot Car), a 32s775
15º) Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports), a 37s182
16º) Ricardo Zonta (Shell Racing), a 40s979
17º) Marcio Campos (Blau Motorsport), a 41s794
18º) Cesar Ramos (Blau Motorsport), a 50s688
19º) Betinho Valério (Hero Motorsport), a 57s706
20º) Allam Khodair ( Full Time Sports). a 1:13.423
21º) Galid Osman (Ipiranga Racing). a 1 volta
22º) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team). a 1 volta
23º) Guilherme Salas (Vogel Motorsport). a 2 voltas
24º) Denis Navarro (Cimed Racing Team), a 2 voltas
25º) Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports), a 4 voltas
26º) Júlio Campos (Prati-Donaduzzi Racing), a 5 voltas
27º) Lucas Foresti (Full Time Academy), a 5 voltas
28º) Bia Figueiredo (Full Time Academy), a 7 voltas
Não completaram 75% da prova:
29º) Tuka Rocha (RCM Motorsport), a 23 voltas
30º) Guga Lima (Bardahl Hot Car), a 26 voltas
CORRIDA 2 – Se manter na pista até o final da corrida, colocar tanque cheio na parada obrigatória, poupar os pneus e economizar os botões de ultrapassagem. Essa foi a receita da Shell Racing para levar Ricardo Zonta à vitória na segunda corrida da rodada dupla. Marcos Gomes, em segundo, e Rubens Barrichello novamente em terceiro, completaram o pódio da prova.
Zonta já havia conquistado uma vitória na temporada, na segunda corrida em Goiânia, e comemorou os resultados em Londrina. A estratégia que a equipe fez foi muito positiva, funcionou perfeitamente, ficamos na pista na primeira corrida mesmo não tendo um resultado expressivo, um 16º. Largamos muito bem na segunda e o carro estava fantástico, tinha economizado pneu e vários botões de ultrapassagem, explicou o vencedor.
Marcos Gomes tentou seguir a receita do vencedor, mas arriscou um pouco mais na primeira corrida, o que praticamente anulou suas chances de vitória. A estratégia foi muito boa, só podíamos ter desistido da primeira corrida um pouco antes. Consegui economizar três pushs, o Zonta foi com 12 botões e eu tinha apenas oito. Essa foi grande diferença da corrida, destacou o piloto da Cimed Racing.
Rubens Barrichello adotou uma estratégia diferente, focada no campeonato e deixa Londrina com dois terceiros lugares e como o maior pontuador da etapa. Londrina e a Stock Car são muito boas para mim. Hoje o público daqui me pediu nas redes sociais uma sambadinha. Meu carro está bom desde a classificação, foi um erro meu não conseguir a pole. Mas somos feitos de carne e osso, estamos sempre aprendendo. Estou muito feliz, podíamos ter brigado pela vitória na primeira, mas achamos melhor esse tipo de estratégia de conquistar mais pontos nas duas corridas, diz o piloto da Full Time.
Veja o resultado final da segunda corrida:
1º) Ricardo Zonta (Shell Racing), 30 voltas em 41m57s567
2º) Marcos Gomes (Cimed Racing), a 2s179
3º) Rubens Barrichello (Full Time Sports), a 3s066
4º) Antonio Pizzonia (Prati-Donaduzzi Racing), a 5s364
5º) Gabriel Casagrande (Vogel Motorsport), a 5s620
6º) Átila Abreu (Shell Racing), a 9s549
7º) Valdeno Brito (Eisenbahn Racing Team), a 11s969
8º) Sérgio Jimenez (Bardahl Hot Car), a 12s339
9º) Allam Khodair (Full Time Sports), a 14s855
10º) Cacá Bueno (Cimed Racing), a 15s112
11º) Rafael Suzuki (Cavaleiro Sports), a 15s323
12º) Betinho Valério (Hero Motorsport), a 18s354
13º) Guilherme Salas (Vogel Motorsport), a 20s070
14º) Guga Lima (Bardahl Hot Car), a 20s448
15º) Tuka Rocha (RCM Motorsport), a 22s602
16º) Diego Nunes (Hero Motorsport), a 26s401
17º) César Ramos (Blau Motorsport), a 4 voltas
18º) Galid Osman (Ipiranga Racing), a 8 voltas
Não completaram 75% da prova:
19º) Denis Navarro (Cimed Racing Team), a 11 voltas
20º) Felipe Fraga (Cimed Racing Team), a 11 voltas
21º) Felipe Lapenna (Cavaleiro Sports), a 12 voltas
22º) Júlio Campos (Prati-Donaduzzi Racing), a 15 voltas
23º) Bia Figueiredo (Full Time Academy), a 17 voltas
24º) Max Wilson (RCM Motorsport), a 18 voltas
25º) Lucas Foresti (Full Time Academy), a 26 voltas
26º) Daniel Serra (Eurofarma RC)
27º) Thiago Camilo Ipiranga Racing
28º) Ricardo Maurici (Eurofarma RC)
29º) Márcio Campos (Blau Motorsport)
30º) Vitor Genz (Eisenbahn Racing Team)
Classificação do campeonato (cinco primeiros):
1º) Daniel Serra, com 235 pontos
2º) Thiago Camilo, 222
3º) Átila Abreu, 190
4º) Felipe Fraga, 174
5º) Cacá Bueno, com 164 pontos